Política

Prefeito usa Lula em dia no Rio de Janeiro para antecipar corrida por 2024

Eduardo Paes, prefeito do Rio quer garantir apoio a sua reeleição e faz palanque a presidente

O presidente Lula e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, durante evento na cidade numa série de parcerias — Foto: Domingos Peixoto/Agência O Globo

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), aproveitou a passagem do presidente Lula (PT) pela cidade para já se articular para a corrida eleitoral de 2024. Em um dia só —que foi apelidado pelo carioca de “Lula Day”— Paes fez movimentos para alcançar dois objetivos caros a sua tentativa a reeleição.

O primeiro foi estreitar sua relação com Lula e o PT para garantir o apoio a sua candidatura na próxima eleição. O segundo, aumentar sua popularidade na zona oeste, importante reduto eleitoral que pende hoje para o bolsonarismo.

Nesta quinta-feira (10), a prefeitura organizou dois eventos com o presidente: o lançamento da obra do anel viário de Campo Grande, na zona oeste da cidade, e a visita ao que será o novo Impa Tech (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), na zona portuária. Em ambos, o prefeito anunciou investimentos do governo federal na cidade e oficializou o acordo para restringir os voos no aeroporto Santos Dumont —uma de suas principais pautas do neste ano.

As duas agendas, no entanto, fugiram do tom de impessoalidade que os eventos oficiais costumam ter. Pelo contrário, poderiam soar como atos de campanha para o atual presidente. Os dois eventos tiveram gritos de “olé, olá, Lula” puxados pelo próprio cerimonial da prefeitura, que em determinado momento chegou a exaltar o presidente como “uma ideia”.

“Lula é uma ideia, que não se prende, não se mata e não se acaba”, disse o cerimonialista do evento, fazendo referência a frase dita pelo petista em 2018, pouco antes de ser preso.

O pano de fundo para o palanque dado a Lula é a tentativa de Paes garantir que o presidente e o PT estejam ao seu lado na eleição municipal de 2024. O prefeito não quer que o partido lance um candidato próprio que possa tirar seus votos.

A matéria completa é da Folha de São Paulo e pode ser acessada pelo link abaixo:

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2023/08/paes-usa-lula-day-e-mira-reduto-bolsonarista-para-antecipar-corrida-por-2024.shtml

Receba mensagem no WhatsApp