Brasil

Está no caso123milhas? Comprou passagens Promo e não sabe o que fazer após suspensão?

Empresa suspendeu venda e emissão de bilhetes se sua linha promocional, que tem datas flexíveis

A medida irá impactar viagens já contratadas da linha “Promo”, que têm datas flexíveis, com embarques previstos de setembro a dezembro de 2023 -Imagem:Redes Sociais

A 123milhas anunciou que irá suspender os pacotes e a emissão de passagens de sua linha promocional. A medida irá impactar viagens já contratadas da linha “Promo”, que têm datas flexíveis, com embarques previstos de setembro a dezembro de 2023.

Tem passagem da linha? Veja as principais perguntas e respostas a partir do que já foi anunciado pela empresa.

Por que a 123milhas suspendeu a venda e emissão de passagens?

A empresa informou que devido à persistência de circunstâncias de mercado adversas, a linha Promo foi suspensa temporariamente. A 123milhas afirma que não emitirá as passagens com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023.

Passagens já emitidas serão mantidas?

Sim. Se você já recebeu a passagem, o localizador ou o e-ticket, a viagem está confirmada.

Como ficam os pedidos ainda não emitidos?

Os pedidos da linha “Promo” com embarques previstos para os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023 não serão emitidos.

Nesse caso, a empresa informou que irá devolver integralmente os valores já pagos pelos clientes. A devolução será por meio de vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI, acima da inflação e dos juros de mercado.

A empresa afirma, no entanto, que esse recurso será um crédito que poderá ser usado para compra de quaisquer passagens, hotéis e pacotes na 123milhas.

E os embarques a partir de janeiro de 2024 pela linha “Promo”? Posso solicitar o voucher?

A empresa orienta que os compradores já solicitem seus vouchers. A devolução, segundo a 123milhas, será feita nas mesmas condições dos clientes que embarcariam até dezembro de 2023.

Até quando o voucher ficará disponível?

Os vouchers recebidos pelos clientes da linha “Promo” poderão ser utilizados em até 36 meses a partir da data de solicitação.

Com passagens aéreas nas alturas: Setor deve ter lucro global de US$ 9,8 bilhões este ano

Onde solicitar os vouchers?

A solicitação poderá ser feita pelos canais oficiais da agência:

www.123milhas.com ou www.123milhas.com.br, na aba “Promo 123”;

ou pelo WhatsApp (31) 99397-0210.

Como receberei os vouchers solicitados?

Após a solicitação, você receberá seus vouchers em até 5 dias úteis pelo e-mail cadastrado do pagante.

Cliente pode recorrer à Justiça para receber dinheiro de volta?

A advogada e diretora jurídica do Instituto de Defesa do Consumidor e do Contribuinte (IDC), Renata Abalém, afirma que os clientes prejudicados pela suspensão podem recorrer à Justiça e aos órgãos de defesa do consumidor para reaver o dinheiro investido, mesmo que o contrato assinado já mencione a possibilidade de reembolso por meio dos vouchers.

— Quando há uma falha na prestação de serviços, o consumidor pode exigir o serviço, a devolução do valor que ele pagou com a correção monetária, ou alguma troca. Mas o contrato de adesão não é superior a uma legislação

Como ficam despesas com hospedagem, alimentação e passeios compradas por fora da 123milhas?

Segundo Renata, caso essas despesas já tenham sido contratadas pelo consumidor por fora da 123milhas, ele terá que tentar a renegociação caso a caso. O ressarcimento do eventual prejuízo com essas despesas pela empresa de viagens também terá que ser buscado junto aos órgãos competentes.

Comprei parcelado. É possível cancelar parcelas ainda não pagas?

Na avaliação de Renata, aqueles consumidores que pagaram as passagens parceladas no cartão de crédito e ainda tem parcelas a serem quitadas podem tentar cancelar o pagamento das próximas futuras. A decisão caberá à instituição financeira.

— Ele pode conseguir. A notícia é um ponto favorável para esse cancelamento. Ele pode pedir para o gerente de banco dele para tentar minimizar o prejuízo. Dependendo do cartão, da financeira e do banco, ele consegue. Em alguns casos, a depender dos prestadores de serviços, os cartões não cancelam.

LEGENDA – 123milhas anunciou que não emitirá passagens já compradas de uma linha promocional com embarques programados entre setembro e dezembro deste ano — Foto: Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp