DestaqueÚltimas Notícias

Amazonas pode ganhar mais duas cadeiras na Câmara dos Deputados; Censo 2022 pode pressionar recalcular número de cadeiras por estado  

O Amazonas ganharia mais 2 vagas, passando de 08 para 10 dez vagas, a bancada do Pará passaria de 17 para 21vagas, igual com Santa Catarina com mais 4 vagas para cada estado

Palácio do Congresso Nacional na Esplanada dos Ministérios em Brasília

Projeção realizada pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) a pedido da Folha de São Paulo, aponta para mudanças na atual distribuição das 513 cadeiras das Câmara, com perdas de vagas em sete estados e ganhos em outros sete.

O Rio de Janeiro lideraria a perda de assentos na Câmara, caindo de 46 para 42 vagas. Bahia, Rio Grande do Sul, Piauí e Paraíba perderiam 2 vagas cada um. Já os estados de Pernambuco e de Alagoas teriam menos 1 cadeira na Câmara.

Por outro lado, as bancadas de Santa Catarina e Pará cresceriam, com mais 4 vagas para cada estado. O Amazonas ganharia mais 2 vagas, enquanto Minas Gerais, Ceará, Goiás e Mato Grosso teriam um assento a mais cada. Os demais estados e o Distrito Federal manteriam o mesmo número de vagas.

A Constituição Federal determina que a representação na Câmara dos Deputados deve ser proporcional à população de cada estado. Mas os constituintes definiram o mínimo de 8 e o máximo de 70 deputados por unidade da federação.

O número de cadeiras por estado, contudo, não é alterado desde dezembro de 1993, ano em que ocorreu o último redesenho das vagas na Câmara a partir da aprovação de uma lei complementar. Não houve atualização do tamanho das bancadas a partir dos dados dos Censos de 2000 e 2010.

Uma possível alteração no tamanho das bancadas federais dos estados também se refletiria nas Assembleias Legislativas. O número de vagas segue a mesma proporção da Câmara dos Deputados, mas com um mínimo de 24 e um máximo de 94 deputados estaduais.

Para ler a matéria completa acesse o site da Folha de São Paulo pelo link abaixo:

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2023/07/dados-do-censo-pressionam-camara-por-nova-divisao-de-vagas.shtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp