DestaqueÚltimas Notícias

PCC e Comando Vermelho impulsionam desmatamento da Amazônia

 Chamada economia da droga envolve garimpos grilagem de terra e abertura de estradas clandestinas a puta relatório da ONU

Operação coordenada entre militares do Comando Militar da Amazônia e a Fundação Nacional do Índio destruiu base de garimpo ilegal que avançava sobre a terra indígena Vale do Javari, na fronteira do Brasil com o Peru Foto: Funai

O narcotráfico tem impulsionado os crimes ambientais na Amazônia Legal, com a ocupação irregular de terras, extração de madeira e garimpo ilegal. A situação tem relação direta com o avanço de facções pelo Norte do País, como o Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo, e o Comando Vermelho (CV), do Rio de Janeiro. O domínio das rotas para escoar drogas permite aos grupos criminosos investir também na exploração de recursos naturais e na cobrança de taxas.

A conclusão é do Relatório Mundial sobre Drogas 2023, publicado esta semana pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime. É a primeira vez que o material inclui um capítulo para tratar especificamente da criminalidade na Amazônia.

Segundo o relatório da ONU, plantações de coca em países como Bolívia e Peru são vistas como de “impacto mínimo” em relação ao desmate. O problema está na “economia da droga”, que envolve a mineração irregular, a principal origem do mercúrio que polui os rios, além da grilagem de terra e abertura de estradas clandestinas, que contribuem para a derrubada de árvores.

O Comando Vermelho, segundo o documento, vem estendendo há alguns anos suas operações de garimpo para a região de Madre de Deus, no Peru. O CV, embora tenha perdido força na fronteira do Brasil com Paraguai e Bolívia, é visto como a facção brasileira de maior poder no Norte do Brasil.

Ao mesmo tempo, grupos como o PCC “se infiltraram em múltiplas operações de mineração ilegal, oferecendo ‘proteção’, extorquindo ‘impostos’ e controlando poços e máquinas de dragagem”.

Para ler a matéria completa acesse o link do jornal Estadão

https://www.estadao.com.br/sustentabilidade/pcc-e-comando-vermelho-impulsionam-desmatamento-na-amazonia-mapa-mostra-onde-estao-faccoes/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp