AmazonasDestaque

Em Parintins, Complexo da Serra da Valéria é um novo atrativo turístico

Além dos visitantes que chegam para o 56º Festival Folclórico de Parintins, o atrativo irá atender os turistas de cruzeiros estrangeiros

Em Paritins,o governador Wilson Lima entrega Complexo da Serra da Valéria como novo atrativo turístico – (Foto:Alex Pazuello/Secom)

O complexo de Infraestrutura Turística da Serra da Valéria, foi entregue nesta segunda-feira, dia (26/06) como o mais novo atrativo turístico em Parintins e que irá impulsionar o ecoturismo na região e proporcionar mais renda e desenvolvimento para a população local.

A obra do Governo do Amazonas foi realizada pela Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) e inclui duas estações para recepção dos turistas e a construção de uma escadaria, com rampa de acesso, para maior comodidade dos visitantes.

Além dos turistas que chegam à ilha para o 56º Festival Folclórico de Parintins, a infraestrutura turística irá atender os cruzeiros internacionais que passam pelo local, em especial na temporada de cruzeiros, que ocorre de novembro a março.

Na temporada 2022/2023, a atividade turística injetou cerca de R$ 3,1 milhões na economia do Estado. Para a temporada 2023/2024 são esperados mais de 35 navios, com cerca de 40 mil turistas, que irão conhecer as belezas do Amazonas, como a cidade de Parintins.

Segundo o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, a obra destaca o potencial para o ecoturismo em Parintins e o investimento feito pelo Estado na região. Sampaio lembra que cerca de 70% dos navios que chegam ao Amazonas têm parada em Parintins.

Sonho da comunidade

O líder comunitário da Serra da Valéria, Lúcio Souza Xavier, 44, morador do local desde que nasceu, pontuou que a entrega da obra era um sonho de toda a comunidade. “Eu me sinto muito feliz de estar com essa obra pronta aqui na nossa comunidade, que vai facilitar muito a nossa situação também de escoamento da produção. A gente subia com material lá da ‘beira’, nas costas, e hoje não subimos mais, agora já é de moto, carro.

Serra da Valéria

A obra de melhoria da infraestrutura turística contemplou a construção do embarque e desembarque e mirantes para movimentar o turismo local, com exposição de artesanatos.

Para chegar à Serra da Valéria, o acesso pode ser realizado via fluvial ou terrestre, saindo de Parintins. Quem preferir ir de barco de passeio, o trajeto dura em média três horas, com saída às 12h de Parintins. Para quem desejar chegar mais rápido, a opção é ir de lancha, em passeios que são organizados por excursões com trajeto que dura, em média, 45 minutos. Durante a vazante do rio, que ocorre de fevereiro a novembro, o acesso pode ser realizado pela estrada, via Vila Amazônia, e leva em torno de uma hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp