Últimas Notícias

Projeto de contenção pode solucionar desbarrancamento das laterais acima das calçadas na avenida Mário Ypiranga Monteiro (antiga Recife)

A prefeitura de Manaus prevê a implantação de vetiver, uma planta vietnamita, como gabião vegetal que é utilizado com eficiência em vários países no controle de processos erosivos e estabilização de taludes.

Essa é a forma que encontramos de resolver um problema de décadas. Outras gestões implantaram rip-rap, que desaba constantemente, bem como árvores, e a passagem fica obstruída”, explica Renato Junior- ( Fotos – Marcio Melo / Seminf)

Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), anuncia um projeto de contenção das laterais da avenida Mário Ypiranga Monteiro, trecho próximo à saída da avenida Maneca Marques, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, para solucionar o recorrente desbarrancamento acima das calçadas de ambos os sentidos. Há pelo menos 20 anos, os pedestres têm dificuldade em transitar na área.

Nesta quinta-feira, 20/4, o secretário de Obras, Renato Junior, anunciou que as obras devem iniciar na segunda quinzena do mês de junho. O projeto prevê a implantação de vetiver, uma planta vietnamita, como gabião vegetal.

“A raiz dessa planta ajudará a conter a erosão. Essa é a forma que encontramos de resolver um problema de décadas. Outras gestões implantaram rip-rap, que desaba constantemente, bem como árvores, e a passagem fica obstruída”, explica Renato Junior.

No Brasil, apesar de a produção de vetiver ainda ser pequena e haver pouco conhecimento sobre a função da planta no controle da erosão, as perspectivas são animadoras

O Sistema Vetiver (SV) é utilizado com eficiência em vários países no controle de processos erosivos e estabilização de taludes. Aqui no Brasil,existe um trabalho desenvolvido num trecho do rio Cuiabá, localizado no Pantanal Matogrossense que objetivou avaliar sua eficácia em um talude na margem do rio meandrante. A pesquisa se desenvolveu desde a produção de touceiras para mudas, plantio, e acompanhamento do desenvolvimento das plantas e dos processos erosivos e de

desbarrancamentos. O experimento demonstrou que a tecnologia do Sistema Vetiver é eficaz, de fácil aplicação e de baixo custo. Os resultados mostraram que esse capim se desenvolve tanto em solos arenosos como argilo-arenosos, sem qualquer preparo prévio de tratos culturais.

É tolerante ao período de submersão durante o período de cheias e eficiente no controle da erosão fluvial e desbarrancamento do rio

 Conforme o secretário de Obras, Renato Junior, a equipe técnica de engenharia aguarda a trégua do período chuvoso, para executar as obras de contenção no verão, previstas para o dia 15/6.

“Aumentaremos aquela contenção da erosão com uma passarela para que os pedestres possam transitar com segurança.

A engenharia da Secretaria de Obras estipula um prazo de 120 dias para o término das obras, sendo possível entregar os dois lados da avenida completamente recuperados, sem causar transtornos aos condutores que trafegam na área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp