Destaque

Apreensão de ouro em barra no aeroporto de Manaus em 2020 pode ser esquema de contrabando de ouro ilegal da Amazônia

Abordados pela Polícia Federal, contrabando de 35 kg de ouro amazônico que hoje valem R$ 10 milhões.estava com americanos que pretendiam embarcar para Nova York

Aeroporto internacional de Manaus, Eduardo Gomes – Foto:Divulgação

Aeroporto de Manaus, janeiro de 2020. Já passava das 21h de uma sexta-feira quando dois americanos e um brasileiro foram abordados por agentes da PF (Polícia Federal). Com fotos dos estrangeiros em mãos, os policiais estavam interessados na mala rosa com a qual eles pretendiam embarcar para Nova York, carregada com 35 kg de ouro amazônico que hoje valem R$ 10 milhões.

Apuração conjunta da Repórter Brasil e da rede de TV americana NBC News e publicada hoje na Folha, acrescenta que a carga, que representa um terço do ouro ilegal apreendido pela PF naquele ano, estava em posse dos nova-iorquinos Frank Giannuzzi e Steven Bellino e do goiano Brubeyk Nascimento. No centro de uma disputa judicial, as barras podem ser a ponta de um esquema internacional de contrabando de ouro ilegal da Amazônia.

Durante a abordagem, os três informaram que a carga seria de reaproveitamento de joias derretidas, mas a PF já tinha informações de inteligência sobre a possível origem irregular. “Por isso, nós os abordamos antes do embarque”, explicou o perito criminal Ricardo Lívio Marques.

A primeira análise da composição do material, feita ainda no aeroporto com uma pistola de raio-X, apontou a origem ilegal, como foi depois confirmado por outras duas perícias mais precisas. A análise detectou impurezas “frequentemente encontradas em ouro de garimpo e nunca em material reciclado”.

Segundo os laudos, o ouro seria da Província Aurífera do Tapajós, no Pará, onde estão três das terras indígenas mais afetadas pela mineração ilegal: Munduruku, Sawré-Muybu e Sai-Cinza, segundo o Mapbiomas.

Reportagem produzida por Fernanda Wenzel,Hyury Potter,Rich Schapiro,Andrew Lehre da REPÓRTER BRASIL e NBC NEWS

Acesse o link para ler a matéria completa

https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2023/04/empresa-de-nova-york-tem-ligacao-com-contrabando-de-ouro-ilegal-da-amazonia.shtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp