Amazonas

Águas de Manaus propõe reduzir taxa de esgoto, mas vereadores vão prosseguir investigando

CPI vai avaliar proposta e diretor-presidente deve ser ouvido na próxima reunião da comissão

Vereador Diego Afonso,presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Águas de Manaus- Foto: Diego Caja – Dicom/CMM

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Águas de Manaus, apresentou nesta quarta-feira, (12) proposta enviada pela concessionária sobre a possível redução da tarifa de esgoto. A audiência com o diretor-presidente da empresa, Diego Dal Magro, que estava prevista para esta quarta-feira, foi transferida para data a ser confirmada.

No dia (5/04), o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga a Águas de Manaus, vereador Diego Afonso (União Brasil), apresentou um requerimento pedindo redução de 50% na taxa de esgoto para os contribuintes que têm acesso ao serviço. Já para quem não tem esgotamento, a cobrança deveria ser zerada.

A Águas de Manaus, concordou com o pedido de redução e formalizou documentação que foi recebida pela CPI no final da tarde desta terça-feira (11/04). A proposta prevê a redução da tarifa de esgoto, passando a ser cobrado 80% da taxa pelos próximos quatro anos, para usuários já existentes.

O presidente da CPI, vereador Diego Afonso, disse que agora cada vereador membro da comissão vai analisar a proposta da concessionária. “A grosso modo, ainda não vejo a opção de zerar a taxa onde não tem o serviço de esgoto, e isso é uma definição de todos os membros, nós não abrimos mão de resolver a cobrança abusiva desta taxa, que foi uma das coisas que permeou e gerou a instalação da CPI”, ressaltou o vereador Diego Afonso.

De acordo com o documento da concessionária, o desconto seria de 50% para novos usuários. A Águas de Manaus propõe, ainda, submeter à aprovação da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), proposta de manual de boas práticas com objetivo de aprimorar a qualidade do asfalto e uniformizar procedimentos de intervenções de reasfaltamento de vias já asfaltadas, em decorrência de obras de saneamento.

Segundo Diego Afonso, as investigações continuarão, em busca de resultados práticos e céleres.

“Nós vamos continuar as oitivas, as investigações continuam. Nós temos uma oitiva importante, que estava marcada para hoje, com o diretor-presidente da concessionária. Nós já vamos providenciar a remarcação, para a próxima reunião, pois isso que balizará nossas investigações”, afirmou.

Com informações da assessoria da Câmara

Foto: Diego Caja – Dicom/CMM

Proposta apresentada pela concessionária Águas de Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp