Manaus

Ricardo Miranda líder do movimento sindical amazonense morre em Manaus

O velório ocorre na funerária São Francisco

Ricardo Miranda tinha longa trajetória no Sindicato, que dirigiu por mais de duas décadas (Foto:Arquivo Simão Pessoa)

Morre o sindicalista Ricardo Miranda Alvarez, 79 anos, que foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Amazonas. Estava internado há meses por complicações do diabetes e hoje não resistiu a mais uma das tantas paradas cardíacas.

Ricardo Mirando era da Força Sindical tendo trabalhado com o presidente da Força Sindical do Amazonas, Vicente Filizzola pleiteando interesses de trabalhadores do Polo Industrial de Manaus (PIM) e também filiado ao partido Solidariedade, chegou a disputar eleições para vereador em Manaus.

Miranda tinha longa trajetória no Sindicato, que dirigiu por mais de duas décadas. Opunha-se à corrente de esquerda que comanda o Sindicato dos Metalúrgicos e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), chegando a integrar o Conselho da Suframa e participante ativo das reuniões da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).

Nas últimas eleições afastou-se do Solidariedade e aproximou-se do prefeito David Almeida (Avante), com quem tinha laços decorrentes da convivência na zona Sul de Manaus, aonde os dois nasceram e se criaram. Apoiou a candidatura do irmão dele, Daniel Almeida (Avante) para a Assembleia Legislativa.

Como atleta jogou em vários times amadores de Manaus, com destaque para o Libermorro Futebol Clube. Era Presidente do Libermorro e do Olaria, clubes do bairro Morro da Liberdade. Também era sócio da Reino Unido da Liberdade e costumava frequentar os eventos da agremiação.

Construiu o condomínio que leva o nome de sua mãe, Eliza Miranda e chegou a ser juiz classista, categoria extinta no início dos anos 2000.

A FIEAM divulgou nota de pesar

Com informações do Blog Hiel Levy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp