Nas Entrelinhas

Quadrilha é presa em Portugal acusada de aplicar golpe do ‘Lobo de Wall Street’ contra brasileiros

Integrantes convenciam vítimas a fazerem investimentos que supostamente gerariam altas rentabilidades

Sinopse do filme – Em 1987, Jordan (protagonizado por DiCaprio) se torna um corretor de ações de uma pequena empresa de Wall Street. Seu chefe, Mark Hanna, o aconselhou a mudar seu estilo de vida, procurando em drogas e prostitutas o caminho do sucesso. Com isso, ele ganha uma licença para ser corretor e a empresa quebra(Imagem Redes Sociais)

Uma quadrilha internacional especializada na aplicação de golpes financeiros contra brasileiros sediada em Portugal foi desmantelada na segunda-feira (6), em uma megaoperação conjunta entre autoridades portuguesas e brasileiras. Três brasileiros e uma portuguesa foram detidos em Lisboa, e há outros mandados de captura em andamento.

 “Difusão Vermelha”, como foi batizada a operação da Polícia Civil, identificou um esquema elaborado de fraudes com forte inspiração no filme “O Lobo de Wall Street”, onde o protagonista interpretado por Leonardo DiCaprio enriquece com investimentos irregulares.

Oficialmente registrada como agência de publicidade e marketing, a versão luso-brasileira do golpe usava uma empresa de fachada e o escritório funcionava na verdade como uma falsa operadora financeira, vendendo investimentos na bolsa de valores através de agências fraudulentas de corretagem.

A companhia abordava as vítimas através de chamadas telefônicas, seduzindo os potenciais clientes com ofertas de lucros vultuosos. A falsa operadora empregava “centenas de brasileiros” e tinha call centers em quatro sedes diferentes. Segundo a polícia, os funcionários eram sobretudo imigrantes irregulares que, sem outra opção de trabalho, acabavam por embarcar na fraude.

Para não terem a localização geográfica revelada pelos identificadores de chamada, o que poderia levantar suspeitas sobre o esquema, os criminosos utilizavam um programa que mascarava o número internacional, mostrando no lugar um DDD de Brasília (61).

“As vítimas enganadas passavam a investir nas ações indicadas pelos criminosos, mas diferentemente do prometido, sempre perdiam tudo investido”, diz a Polícia Civil, em nota.

A matéria é uma publicação da Folha de São Paulo e pode ser acessada pelo link a seguir

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2023/03/quadrilha-e-presa-em-portugal-acusada-de-aplicar-golpe-do-lobo-de-wall-street-contra-brasileiros.shtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp