Nas Entrelinhas

Chuvas e as cheias de rios afetam milhares de pessoas em Manaus

A Defesa Civil alerta sobre a possibilidade de inundações e deslizamentos de terras. O risco pode se estender até o domingo

Choveu mais de 400 milímetros em Manaus, 30% acima do esperado para o mês de março segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Fortes chuvas causam alagamentos e deslizamentos em Manaus desde o início da manhã deste sábado (25). Vídeos de moradores mostram que a chuva fez com que ruas e até casas ficassem alagadas. Pelo menos 17 famílias foram retiradas do local.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), somente na zona leste de Manaus, o volume de chuvas chegou a 113 milímetros até as 11h da manhã

Cento e setenta e duas famílias ficaram desabrigadas e foram encaminhadas para duas escolas de Manaus. Só neste sábado choveu mais de 400 milímetros, 30% acima do esperado para o mês de março na capital do Amazonas. Segundo a Defesa Civil, foram mais de 90 pedidos de socorro.

Em uma outra região da cidade, a força da água derrubou o muro e invadiu uma casa, sendo que duas crianças foram submersas por causa do temporal. As duas foram encaminhadas para um hospital da região dentro de caixas de isopor.

As pessoas tentavam sair de casa com a água na altura do pescoço. Um bebê foi levado numa caixa de isopor. Em outro ponto, o barranco deslizou e derrubou uma casa, e duas crianças foram resgatadas.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que duas casas de madeira foram arrastadas pela correnteza do igarapé do 40, na Comunidade Manaus 2000. A força da água foi tanta que as estruturas foram levadas em questão de segundos.

O governador Wilson Lima que está de prontidão desde que a chuva começou, postou ainda há pouco na sua conta do Twitter que acabara de falar ao telefone com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, @waldezoficial e que ele desembarca, amanhã, aqui no Amazonas, para acompanhar as ações em apoio às vítimas das alagações e alinhar a ajuda do Governo Federal ao Estado e Prefeitura.

A Prefeitura de Manaus, disponibilizou duas escolas para abrigar 172 famílias, que perderam as moradias. Escola municipal Aristóteles Comte de Alencar, rua I, quadra 35, bairro Armando Mendes, zona Leste. E por equipes da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 1, da Semed, na escola municipal Jorge de Resende Sobrinho, na rua Nova Esperança, Tancredo Neves.

A Defesa Civil alerta sobre a possibilidade de inundações e deslizamentos de terras. O risco pode se estender até o domingo. Córregos e canais em áreas ocupadas às margens dos igarapés Mindú, Goiabinha, Passarinhos, Bolívia, Barro Branco, Franco, Franceses, Cachoeira Grande e São Raimundo estão mais propensos ao registro de “inundação brusca”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp