Nas Entrelinhas

A pavimentação do trecho do meio da BR-319, que conecta Manaus a Porto Velho, não terá uma licença emitida rapidamente

Presidente do Ibama Rodrigo Agostinho afirma que faltam estudos ambientais de responsabilidade do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

 Trecho da BR-319 entre Manaus e Humaitá (Foto:Arquivo Revista dos Ônibus)

A pavimentação do trecho do meio da BR-319, que conecta Manaus a Porto Velho, não terá uma licença emitida rapidamente, segundo o novo presidente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Rodrigo Agostinho (PSB-SP), conforme reportagem da jornalista Rosiene Carvalho para a Folha de São Paulo.

Para o deputado federal licenciado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), faltam estudos ambientais de responsabilidade do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). A licença prévia concedida no governo Bolsonaro (PL) está sob análise de técnicos do instituto,diz Agostinho,

Segundo levantamento do Observatório do Clima, o desmatamento no entorno da BR-319 cresceu 122% de 2020 a 2022, após a concessão da licença prévia. Quando analisado o período de 2010 a 2022, o último ano representa um recorde nas derrubadas de árvores e focos de calor na área próxima à estrada, que abrange 13 municípios do Amazonas e de Rondônia.

A BR-319, construída na ditadura militar, é considerada por cientistas e socioambientalistas uma das maiores ameaças de devastação da Amazônia por dar acesso ao interflúvio (divisores de águas) Purus-Madeira, que está entre as áreas de floresta mais conservadas da região.

“Eu não tenho condições de dizer se essas licenças serão emitidas ou não. Se essa estrada vai sair ou não. Vai depender muito da análise dos estudos que o Dnit apresentar”, disse o presidente do Ibama à Folha durante visita a Atalaia do Norte (AM), município vizinho da Terra Indígena (TI) Vale do Javari, no fim do último mês.

Leia a matéria completa acessando o link da Folha de São Paulo

https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2023/03/licenca-para-br-319-depende-de-estudos-diz-novo-presidente-do-ibama.shtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp