Últimas Notícias

Sônia Guajajara,ministra dos Povos Indígenas chega ao AM e visita o Vale do Javari,em Tabatinga

A  reserva fica na região onde o indigenista Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips foram mortos no ano passado

Ministra Sonia Guajajara embarcou para Atalaia do Norte na manhã desta segunda-feira (27). — Foto: Rôney Elias/Rede Amazônica

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, desembarcou no Amazonas, nesta segunda-feira (27), para visitar o Território Indígena Vale do Javari. Marcada por conflitos como tráfico de drogas e pesca ilegal, a reserva fica na região onde o indigenista Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips foram mortos no ano passado.

Sonia Guajajara e representantes dos Ministérios da Justiça e dos Direitos Humanos desembarcaram no Aeroporto Internacional de Tabatinga. De lá, a comitiva seguiu em um avião anfíbio para Atalaia do Norte, município onde está localizado a maior parte do Vale do Javari.

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, afirmou que a disposição do governo Lula para avançar em pautas do movimento indígena é “um estado de oportunidade”. Como exemplo, a ministra citou o fato de haver, pela primeira vez, no comando da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) uma líder indígena mulher, Joenia Wapichana.

Sonia Guajajara ressaltou que isso ganhou repercussão mundial. Em um discurso que provocou aplausos de indígenas de diversos povos, a ministra disse que vai levar a cabo a mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para retirar todos os invasores de terras indígenas. “Não é possível mais que vivam acuados no próprio território”, afirmou.

Uma das metas que o governo Lula vai perseguir é dar fim à impunidade, o que se relaciona com o prosseguimento de investigações “de todos os crimes contra indígenas na região”, destacou a ministra.

Além disso, a força-tarefa que surgiu por iniciativa da Univaja cobra a presença permanente de agentes de segurança pública no Vale do Javari.

Beatriz Matos, viúva de Bruno Pereira, afirmou, que a visita será um recado de que o Estado está de volta.

“É uma sinalização para os indígenas, para a região, que o Estado estará presente e que as instituições precisam ser respeitadas, que nos comprometemos com a retomada da proteção do Vale do Javari. Será um recado de que o Estado está de volta”, disse ela.

Além de integrantes do governo federal, também participam da visita o secretário de Estado de Segurança Pública (SSP), general Carlos Alberto Mansur; a secretária de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejusc), Jussara Pedrosa, e o atual diretor-presidente da Fundação Estadual do Índio (FEI), Vandelerlei Alvino.

O encontro foi planejado pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja). O principal objetivo é fortalecer a atuação das forças de segurança para garantir a proteção dos direitos indígenas, socioambientais e também de servidores que atuam na fiscalização do território.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp