Últimas Notícias

Polícia Federal diz que garimpo ilegal usa pista de fazendas e envolve agentes políticos

No jogo estão joalherias, laboratórios de refino, exportadoras e lavras legalizadas no Pará

Nesta imagem agentes do Ibama encontraram na operação aeronaves sem autorização de voo-Foto: Ibama / BBC News Brasil

O repórter Vinicius Sassine, direto de Boa Vista, conta em reportagem da Folha de São Paulo hoje, que para funcionar, o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami usa pistas clandestinas em dezenas de fazendas nas proximidades do território. Além desses fazendeiros, a atividade criminosa envolve agentes políticos, servidores públicos da região e toda uma cadeia de empresas e empresários voltados à lavagem do ouro e da cassiterita saqueados da maior terra indígena do país.

A constatação é do delegado Thiago Leão Bastos, chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais da PF (Polícia Federal) em Roraima. Leão é responsável por investigações sobre o garimpo ilegal na terra yanomami.

“Existe uma logística fluvial e um modal aéreo para o garimpo. Mas o que é predominante é esse modal aéreo”, disse o delegado à Folha.

A quantidade de voos era tão intensa que os grupos criminosos que operam o garimpo montaram uma verdadeira rede de pistas clandestinas em fazendas do entorno da terra indígena —e até mesmo em propriedades não tão próximas do território, como em Boa Vista (RR).

A PF calcula que dezenas de fazendas dão guarida à operação logística do garimpo, uma atividade que envolve mais de 20 mil garimpeiros.

A reportagem da Folha esteve numa vila que é considerada um entreposto importante para o garimpo. Segundo moradores do lugar, fazendas da região têm pistas clandestinas para a operação de voos rumo à terra indígena. Essas pistas não são vistas a partir da rodovia ou de estradas vicinais.

A vila, a operação de aeronaves e os garimpeiros estão em compasso de espera diante do controle do tráfego aéreo iniciado pela FAB (Força Aérea Brasileira) no dia 1º.

Grupos fugiram ou tentam fugir do território, diante do anúncio do governo Lula (PT) de que será feita uma operação de retirada dos invasores. O movimento de retirada ocorre mesmo sem o anúncio de uma data para o início das ações.

A reportagem completa você acessar pelo link da Folha de São Paulo abaixo

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2023/02/garimpo-na-terra-yanomami-usa-pistas-em-dezenas-de-fazendas-e-envolve-agentes-politicos-diz-pf.shtml

Receba mensagem no WhatsApp