Nas Entrelinhas

Manaus teve em 50,6 assassinatos para cada 100 mil habitantes. Foram 1.041 mortes violentas ao longo de 2022.

ONG mexicana diz Manaus é a 21ª cidade mais violenta do mundo

Entre os casos registrados, um homem foi morto a tiros na rua Rui Barbosa, Centro de Manaus, em março. — Foto: Lane Gusmão/Rede Amazônica

Um levantamento realizado pela Organização Não Governamental (ONG) mexicana “Seguridad, Justicia y Paz, do México”, apontou que Manaus é a 21ª cidade mais violenta do mundo. O estudo listou as 50 cidades com as maiores taxas de homicídios do planeta.

Entre os municípios brasileiros, Manaus fica atrás somente de Mossoró (11ª) e Salvador, (19ª), ou seja, a cidade é a segunda capital mais violenta do Brasil, segundo o levantamento.

As cidades mexicanas de Colima (1ª) e Zamora (2ª) lideram a lista geral.

Outras cidades brasileiras, como Feira de Santana (22ª), Vitória da Conquista (26ª), Natal (28º), Fortaleza (31ª) e Recife (35ª) também aparecem na lista.

De acordo com a ONG, a capital amazonense registrou uma taxa de homicídios, em 2022, de 50,6 assassinatos para cada 100 mil habitantes. Ao todo, o levantamento aponta que foram 1.041 mortes violentas ao longo do ano.

Os números são idênticos aos disponibilizados pela SSP-AM.

Metodologia

A lista leva em conta o número de homicídios por 100 mil habitantes e inclui apenas cidades com 300 mil habitantes ou mais. Foram excluídos países que vivem “conflitos bélicos abertos”, como Síria e Iraque.

O estudo é feito com base em dados oficiais ou de fontes alternativas, como ONGs.

O g1 solicitou posicionamento da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), e aguarda retorno.

Com G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp