Bem na foto

Teatro Amazonas, o mais bonito palco da Amazônia para grandes espetáculos

Não existem muitos teatros localizados no meio da floresta amazônica, e o Teatro Amazonas é certamente o mais espetacular

Com os dados finais, o Teatro Amazonas se tornou o prédio do Brasil que mais levou a palavra ‘bonito’ nos comentários do TripAdvisor

Em 132 países ele foi  observado  com a palavra ‘bonito’ mencionada nas avaliações enviadas pelos pesquisadores

O Teatro Amazonas, que é referência turística do Estado e tem merecidamente conceito internacional, ganhou destaque com a pesquisa do site Angi, que mostrou os edifícios mais bonitos do mundo.

A equipe do site de Portugal analisou os comentários sobre edifícios no TripAdvisor, site de viagens que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo. Ao todo, foram pesquisados 132 países e, a partir desta lista, eles observaram uma lista de prédios com a palavra ‘bonito’ mencionada nas avaliações enviadas pelos utilizadores.

Em seguida, o site criou uma lista com edifícios nas seguintes categorias: edifícios arquitetônicos, igrejas e catedrais, edifícios governamentais, locais religiosos, locais históricos e pontos de interesse. Depois, analisou qual era o edifício com mais comentários com a palavra ‘bonito’ associados.

Com os dados finais, o Teatro Amazonas se tornou o prédio do Brasil que mais levou a palavra ‘bonito’ nos comentários do TripAdvisor.

Não existem muitos teatros localizados no meio da floresta amazônica, e o Teatro Amazonas é certamente o mais espetacular. Foi construído no final do século 19, durante o ciclo da borracha e foi projetado pelo arquiteto italiano Celestial Sacardim.

O trabalho levou 15 anos para ser concluído, em grande parte devido ao fato de que o material foi trazido de várias partes do mundo: as telhas vieram da Alsácia, na França, as escadas e colunas foram feitas de mármore italiano e as paredes de aço vieram de Glasgow, na Escócia. O teatro possui 198 lustres, que também vieram da Itália, e a cúpula central, coberta de 36 mil azulejos pintados nas cores da bandeira nacional do Brasil.

Foi inaugurado em 1896, no Largo de São Sebastião, centro da capital amazonense. Construído em estilo renascentista, com projeto escolhido pelo Instituto Português de Engenharia e Arquitetura de Lisboa. A ideia era que a capital amazonense tivesse uma casa de ópera à altura do poderio da elite local. E assim foi feito. Uma casa de espetáculos em alvenaria, cuja pedra fundamental foi colocada em 1884. A maioria da mão de obra técnica foi trazida da Europa, porém a decoração interna ficou nas mãos do pernambucano Crispim do Amaral e do italiano Domenico de Angelis.

Com uma decoração muito nobre, o Teatro Amazonas já foi palco não somente de grandes peças teatrais, mas também de shows internacionais como o da banda The White Stripes. Desde 1997, o Festival Amazonas de Ópera é realizado no teatro. Em 2008, o teatro foi eleito uma das sete maravilhas brasileiras em dois concursos promovidos pela Revista Caras em parceria com o banco HSBC e outro pelo escritório de design Goff.

O TripAdvisor, considerado o maior site de viagens do mundo, em 2014 já havia feito referência aoTeatro Amazonas, elegendo-o como a terceira melhor atração turística do Brasil.

Com agência Amazonas e Wikipédia

Receba mensagem no WhatsApp