Bem na foto

‘New York Times’ põe Manaus entre melhores lugares para visitar em 2023

O jornal amaericano destaca para o turista saborear cabaças (cuias) fumegantes de tacacá em uma barraca em frente ao Teatro Amazonas

Restaurante Banzeiro é uma das opções pelo NYT – (Foto;Divulgação Banzeiro )

Manaus (AM), na região Norte do País, e Lençóis Maranhenses (MA) aparecem entre os destinos que constam em lista do jornal The New York Times com os 52 lugares para se viajar em 2023. Lençóis Maranhenses e Manaus estão na lista, que destaca gastronomia, aventura, beleza natural, entre outros elementos que costumam atrair turistas. As localidades nacionais ocupam a 11° e a 41° posições, respectivamente, no ranking liderado por Londres, na Inglaterra, conforme ranking divulgado na quinta-feira, 12.

O NYT destaca a gastronomia da capital amazonense: em Manaus, você pode saborear cabaças fumegantes de tacacá em uma barraca em frente ao Teatro Amazonas ou passar por garrafas plásticas de tucupi, o suco espremido da mandioca ralada, no Mercado Municipal Adolpho Lisboa.

“No restaurante indígena Biatüwi, que homenageia receitas ancestrais e técnicas culinárias, as bebidas são feitas com o inhame roxo fermentado e a pimenta malagueta é usada para purificar peixes de rio em ensopados picantes como a quinhampira”, destaca a publicação.

O visitante também não pode deixar de conferir, recomenda o jornal, a gastronomia do chef Felipe Schaedler, que ajudou comunidades Yanomami ameaçadas a comercializar seus cogumelos nativos e dirige dois restaurantes próprios: Banzeiro e Moquém do Banzeiro. “Fugindo das preparações tradicionais, Schaedler reimagina ingredientes como formigas com sabor de capim-limão e costela de tambaqui em formato moderno, assim como os bistrôs Caxiri, instalados em um prédio colonial com vista para o Largo de São Sebastião, uma grande praça, e o Fitz Carraldo, no hotel boutique Villa Amazônia”, destaca o jornal.

Receba mensagem no WhatsApp