Últimas Notícias

Defensor público Carlos Alberto Almeida afirmou que o sorteio será invalidado se for feito sem o aval da Defensoria

Após suspensão, prefeitura marca sorteio de vagas em creches de Manaus para esta quinta (26)

 Creche municipal Magnólia Pessôa Figueiredo, situada no bairro Tarumã, zona Oeste/(Foto:Arquivo Semed)

Apesar da prefeitura de Manaus ter anunciado que vai realizar  nesta quinta-feira (26), o sorteio das vagas em creches da rede municipal de ensino, o defensor público Carlos Alberto Almeida, ex-vice-governador doAmazonas,afirmou que o sorteio será invalidado se não tiver o aval d defensoria . O agendamento ocorre após o sorteio, previsto para ocorrer nesta quarta-feira (25), ser suspenso.

A suspensão do sorteio ocorreu após reunião realizada na terça-feira (24) entre a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), a Procuradoria-Geral do Município, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Casa Civil da Prefeitura de Manaus.

A suspensão foi acordada pelo pedido da DPE-AM, que solicitou providências quanto à metodologia aplicada para o sorteio. A Defensoria pediu que o processo seja mais transparente.

Na manhã desta quarta, menos de 24 horas depois, a prefeitura divulgou a nova data do sorteio.

Na  entrevista ao grupo  Rede Amazônica, nesta quarta-feira, o defensor público Carlos Alberto Almeida afirmou que o sorteio será invalidado se for feito sem o aval da Defensoria. Em seguida, também em entrevista , a secretária municipal de educação, Dulce Almeida, confirmou que o sorteio está mantido para a tarde desta quinta-feira.

A secretária afirmou, ainda, que participa de uma reunião com o prefeito David Almeida e a Procuradoria do Município nesta quarta, para avaliação das medidas relacionadas ao sorteio.

De acordo com a prefeitura, o sorteio, feito pela Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam), será transmitido ao vivo nas redes sociais, às 14h desta quinta-feira.

Das vagas sorteadas, 60% são destinadas aos inscritos no Cadastro Único (CAD) e 40% para os que não participam do CAD. Os critérios seguem as recomendações do Ministério do Público do Amazonas (MP-AM), que considera o ofício nº 0012/2021/27 PJ, o qual estabelece a rede municipal de ensino sobre o sorteio das vagas das creches, priorizando o critério de vulnerabilidade social das famílias inscritas.

Atualmente, a rede municipal atende crianças em idade de creche em 24 unidades.

Com in formações do G1

Receba mensagem no WhatsApp