Últimas Notícias

As prioridades de Alckmin para os 100 dias do governo Lula,inclui o fortalecimento da Zona Franca de Manaus

Geraldo Alckmin já definiu prioridades de curto e médio prazos no MDIC para apresentar a Lula; foco será em negócios sustentáveis

Com Lula presente, Alckmin assume ministério e promete indústria mais forte

Conforme publicado na coluna de Igor Gadelha do Metrópoles de Brasília,o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Geraldo Alckmin, já definiu as prioridades da pasta que comandará para os 30, 60 e 90 primeiros dias de governo.

O plano será apresentado por Alckmin a Lula durante a reunião ministerial ampliada convocada pelo presidente da República para a manhã da próxima sexta-feira (6/1), às 9h30.

O foco de Alckmin será nas pautas de sustentabilidade. Segundo auxiliares, ele pretende mostrar a Lula maneiras de unir as atribuições do MDIC com as responsabilidades da Vice-Presidência.

Entre as prioridades de Alckmin estão:

– O fortalecimento da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e aumento da capacidade do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), que pertence a autarquia. O local desenvolve tecnologias para exploração sustentável dos recursos da floresta;

– Utilizar o potencial de diálogo do Conselho da Amazônia Legal, atualmente vinculado à Vice-Presidência, com governadores para colocar em prática propostas da economia verde apresentadas pelo setor de Indústria e Comércio.

– Utilizar o potencial de diálogo do Conselho da Amazônia Legal, atualmente vinculado à Vice-Presidência, com governadores para colocar em prática propostas da economia verde apresentadas pelo setor de Indústria e Comércio.

Em seu discurso de posse como minstro do MDIC,Alckmin ,disse que a agenda da sustentabilidade, por sua vez, é fundamental para o futuro da indústria do Brasil. O novo MDIC contará com uma Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria. Trabalharemos em parceria com nossa querida ministra Marina Silva, essa é uma agenda prioritária, inclusive, para assegurar a competitividade do produto nacional no comércio mundial. A política industrial brasileira precisa estar em sintonia com as necessidades da sociedade mundial. A sustentabilidade é ponto de partida de toda política industrial, a sócio biodiversidade será o ponto de partida da nova política industrial. Algumas frentes que serão exploradas no desenho de programas dessa natureza incluem, por exemplo, o complexo industrial da saúde, energias renováveis, hidrogênio verde, mobilidade, como alguns exemplos. Esses desafios podem servir de missões organizadoras para uma estratégia de política de desenvolvimento industrial.

Leia mais:https://www.metropoles.com/colunas/igor-gadelha/as-prioridades-de-alckmin-para-os-100-dias-de-governo-lula

Receba mensagem no WhatsApp