Últimas Notícias

Simone Tebet sinaliza positivo para ser ministra do Planejamento no governo Lula

Senadora queria manter BB e Caixa sob sua alçada para poder implantar projetos, mas ideia foi rechaçada por petistas

A senadora do MDB com Lula aceitou convite para assumir o Ministério do Planejamento no futuro governo(Divulgação GT)

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) decidiu aceitar nesta terça-feira (27) assumir o Ministério do Planejamento e Orçamento no governo do presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após incertezas nos últimos dias envolvendo a possibilidade de que a pasta abrigasse também bancos públicos.

Os últimos acertos da abrangência da pasta serão fechados por Lula nos próximos dias, mas há informações apontando que ela conseguiu manter sob seu comando o comitê gestor do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) —a coordenação dos projetos ficará sob o guarda-chuva da Casa Civil, ainda que tenha sido confirmado.

Em entrevista no início da tarde, o futuro ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que o MDB confirmou que Tebet aceitou comandar a pasta. No organograma do ministério também estarão o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Além disso, também estará sob sua responsabilidade a área de relações internacionais com bancos de desenvolvimento, que abrangeria, por exemplo, indicação para o conselho do FMI (Fundo Monetário Internacional).

Padilha, afirmou que o presidente Lula considerou o Ministério do Planejamento pela importância que tem, o papel que tem de acompanhamento das ações do governo, de participar do comitê gestor de programas prioritários do governo que são coordenados pela Casa Civil, e considerou que a senadora Simone Tebet é um nome adequado para isso. Fez o convite e recebeu a sinalização positiva por parte dela”.

Receba mensagem no WhatsApp