Nas Entrelinhas

Saiu o calendário de matrículas para acesso às redes públicas de ensino em 2023

Secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves – Foto: Euzivaldo Queiroz / Seduc – AM

O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus divulgaram o calendário de matrículas para acesso às redes públicas de ensino em 2023. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (07/12).

Os atendimentos serão de forma presencial e online, pelo site www.matriculas.am.gov.br.

A reserva de vagas será feita prioritariamente pelo site, tanto para rede municipal quanto para a rede estadual, nos 62 municípios. Além do site, todas as escolas das redes estadual e municipal de Manaus estarão abertas para atender o público que não tem acesso à internet.

Rematrículas

As rematrículas vão de 15 de dezembro a 3 de janeiro, realizada pela própria escola onde o estudante cursou o ano letivo de 2022, dispensando procedimentos por parte dos pais ou responsáveis. Não serão necessários atendimentos presenciais nestes casos.

Todos os estudantes que estavam matriculados em 2022 já estão com suas vagas garantidas.

A secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, explica que todo procedimento de matrícula será feito de forma on-line, sendo necessário a ida até a escola somente se houver algum problema de conectividade.

Transferências

No dia 6 de janeiro, serão realizadas as transferências por reordenamento. Esse procedimento é feito pelas escolas e informado aos responsáveis. Nos dias 9 e 10 de janeiro, os pais ou responsáveis deverão confirmar as matrículas de maneira presencial.

Caso a escola selecionada para o reordenamento não seja a desejada, posteriormente, no período de transferência geral, os pais poderão buscar outra unidade de ensino pelo site. Nos dias 11 e 12 de janeiro o site estará aberto para a transferência de alunos com deficiências. De 17 a 19 de janeiro é a vez das transferências de todas as modalidades.

Para confirmar a matrícula na escola solicitada no procedimento de transferência, será dado o prazo de três dias úteis para apresentação da documentação de maneira presencial, conforme orientações que estarão especificadas no site de matrículas.

Novos alunos

O cadastro para novos alunos em todas as modalidades de ensino ofertadas pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto e Secretaria Municipal de Educação (Semed), pode ser feito através do site www.matriculas.am.gov.br .

Nos dias 11 e 12 de janeiro, o site estará aberto para a reserva de vagas para alunos com deficiência. Já nos dias 20 e 23 de janeiro, é a vez dos alunos novos de todas as modalidades de ensino, anos e séries fazerem as reservas de vagas.

Aqueles que perderem todos os prazos poderão fazer os procedimentos que precisam no dia 24 de janeiro de 2023.

Novas creches

A grande novidade para 2023, é a inauguração de mais seis creches, que vai dobrar o atendimento de crianças de 1 a 3 anos de idade, que foi anunciada pela secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, durante o evento. “Com a entrega dessas seis novas creches, vamos conseguir oferecer 1.200 vagas para crianças de 1 a 3 anos de idade, mas ao longo do ano letivo a ordem do prefeito, David Almeida, é que a gente dobre esse número de vagas, que devemos chegar, pelo menos a 3 mil vagas novas”.

Cadastro

Para os alunos novatos na rede pública de ensino, a primeira etapa para solicitar a matrícula é o cadastro on-line dos responsáveis, que já pode ser feito no site. Basta inserir o nome, e-mail e CPF do responsável. O sistema enviará um código para a caixa de entrada do e-mail informado, e esse código deve ser inserido na tela de cadastro inicial. Só depois dessa etapa será possível dar seguimento ao cadastro do responsável e do aluno.

Comemoração do Dia de Nossa Senhora da Conceição altera trânsito no Centro de Manaus

Programação em homenagem ao Dia d a padroeira do Amazonas,modifica trânsito nas proximidades da igreja

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu), vai interditou desde das 18h desta quarta-feira (7), a Avenida Eduardo Ribeiro, no trecho entre a Avenida 7 de Setembro e a Rua Saldanha Marinho, no Centro de Manaus. A ação aconteceu para a montagem do palco onde acontecerá a missa campal em honra a Nossa Senhora da Conceição.

Os veículos que circulam em direção à Avenida Eduardo Ribeiro serão orientados a seguir para a Avenida Floriano Peixoto. Os motoristas que estiverem transitando na Rua Barroso, serão desviados para outros itinerários.

O IMMU disse ainda que montará postos de serviços com monitoramento das Avenidas 7 de Setembro, Joaquim Nabuco, Ramos Ferreira, Getúlio Vargas, 24 de Maio e Eduardo Ribeiro. Os agentes estarão orientando os motoristas sobre as opções de itinerários e desvios.

Hoje, quinta-feira (8), haverá missas às 7h, 9h, 10h30 e 12h na Catedral de Manaus. Às 15h, será rezado o Ofício de Nossa Senhora.

Em seguida, às 16h30, haverá a tradicional procissão pelas ruas de Manaus. O cortejo seguirá pelas Avenidas 7 de Setembro e Joaquim Nabuco, Rua Ramos Ferreira, Avenida Getúlio Vargas, seguindo pela 24 de Maio e finaliza na Avenida Eduardo Ribeiro, onde acontecerá a Missa Campal de encerramento da festa. A celebração será presidida pelo Arcebispo de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Steiner.

A programação da festa também inclui mais uma edição da Feira da Solidariedade. O evento, organizado pela Catedral em parceria com a Cáritas Arquidiocesana, vai ocorrer até esta quinta, das 8h às 21h na Praça da Matriz.

Caixa faz acordo com Visa para transferências de dinheiro por WhatsApp

Edificio sede da Caixa Econômica Federal. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Clientes do banco poderão fazer movimentações entre pessoas físicas pelo app com cartão de débito

A bandeira de cartões Visa e a Caixa Econômica Federal anunciaram nesta quarta-feira (7) uma parceria que permitirá transferência de recursos financeiros por meio do WhatsApp.

O acordo permite que clientes da Caixa, inclusive com outras bandeiras de cartões de débito, façam transferências entre pessoas físicas usando o cartão de débito virtual do banco.

O anúncio acontece semanas após o Banco Central conceder aval preliminar para compras via WhatsApp com cartões de crédito ou débito da bandeira Visa, em meio aos planos do aplicativo de mensagem controlado pela Meta de lançar no Brasil ferramenta para pagamentos.

No início desta semana, o BC também concedeu autorização regulatória preliminar para compras no Whatsapp com cartões da bandeira Mastercard.

De acordo com o BC, o aval não significa que a funcionalidade entrará em operação imediatamente. Trata-se de uma das etapas para a liberação do programa Facebook Pay. Outros requisitos regulatórios ainda serão necessários para a implementação da função no WhatsApp.

Lei estadual proíbe venda de sacolas plásticas convencionais em todo o AM

A nova norma libera a distribuição de sacolas que não sejam biodegradáveis, que estava proibido desde outubro, em Manaus

O governador Wilson Lima sancionou, na terça-feira (6), uma lei estadual que proíbe a venda de sacolas plásticas descartáveis que não sejam biodegradáveis em estabelecimentos comerciais de todo o Amazonas. A nova norma libera a distribuição de sacolas convencionais, que estava proibido desde outubro, em Manaus.

Em relação as sacolas biodegradáveis, a lei permite que sejam distribuídas ou vendidas. No entanto, não há nenhuma empresa que fabrique o modelo no estado.

A lei se sobrepõe à norma municipal da capital amazonense, que entrou em vigor suspendendo apenas a venda de sacolas, sem exigências de fabricação e especificações.

“Fica proibida a venda de sacolas plásticas descartáveis, confeccionadas à base de polietileno, propileno, polipropileno ou matérias-primas de composição similar, cuja finalidade seja o acondicionamento e transporte, pelo consumidor final, de mercadorias adquiridas em estabelecimentos comerciais do âmbito do Estado do Amazonas.”, diz o primeiro artigo da lei estadual.

Segundo a norma, o objetivo é incentivar a adoção de práticas menos nocivas ao meio ambiente, fazendo com que os estabelecimentos comerciais estimulem o uso de sacolas reutilizáveis, assim consideradas aquelas que sejam confeccionadas com material resistente e que suportem o acondicionamento e o transporte de produtos e mercadorias em geral.

Entretanto, a nova regra estadual não proíbe a distribuição gratuita de sacolas convencionais o que, portanto, volta a ser permitido em Manaus.

Para ter a venda autorizada, as sacolas tem de ser fabricadas a partir de matérias orgânicas como fibras naturais celulósicas, amidos de milho e mandioca, bagaço de cana, óleo de mamona, cana-de-açúcar, beterraba, ácido lático, milho e proteína de soja e outras fibras e materiais orgânicos.

A lei estabelece multa para quem descumprir a proibição, cujo valor varia entre R$ 1 mil a R$ 20 mil.

O valor em multa será revertido ao Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), que será o órgão responsável pelo cumprimento das novas regras.

Receba mensagem no WhatsApp