Manaus

Morre Ednelza Sahdo,a eterna porta bandeira do carnaval do Amazonas

Ednelza Sahdo em desfile da Escola de Samba Aparecida em 2019 (Foto: Sandro Pereira)

A atriz Ednelza Sahdo morreu aos 78 anos, na noite desta quarta-feira (30/11), em Manaus. Conhecida como “dama do teatro amazonense”, a artista também foi ícone do carnaval manauara.

Ednelza Sahdo era atriz, cantora e diretora brasileira, com atuação no estado do Amazonas.  Começou cantando na Rádio Difusora aos cinco anos de idade. Era conhecida como Dama do Teatro Amazonense. Participou dos filmes A Festa da Menina Morta, de Matheus Nachtergaele, e Criminosos. Por muito tempo desfilou como porta-bandeira da escola de samba Aparecida. Em 2014, foi enredo da escola de samba Grande Família, em Manaus.

Em seus 50 anos de carreira, a artista encantou e brilhou como atriz e diretora. Em outubro deste ano, ela foi homenageada durante o 16° Festival de Teatro Amazônia, realizado no Teatro Amazonas pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam).

Parte da história da atriz com o carnaval amazonense está exposta no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), Zona Sul de Manaus. Aberta para visitação do público, a mostra permanente tem fantasias carnavalescas memoráveis da artista como porta-bandeira.

De acordo com a Secretaria de Cultura, o velório da artista acontece na Funerária São Francisco, na avenida Carvalho Leal, no bairro Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus.

Receba mensagem no WhatsApp