Nas Entrelinhas

Lula viaja para SP junto a Tebet para fechar negociação de ministério

Presidente eleito ofereceu a pasta do Meio Ambiente para a senadora, mas ela quer que o PT acerte a situação com Marina Silva

Presidente eleito Luis Inácio Lula da Silva com Simone Tebet,e Marina Silva na campaanha 2022

Após uma manhã repleta de reuniões no hotel em que está hospedado em Brasília, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deixou a capital federal rumo a São Paulo, para os festejos de Natal, e, de carona, levou a senadora Simone Tebet (MDB-MS), cotada para integrar o primeiro escalão do futuro governo do petista.

Mas se Tebet será ministra e, nesse caso, qual pasta comandará são questões ainda sem definição. Lula e a emedebista se reuniram rapidamente nesta sexta-feira (23/12) para definir o futuro da senadora e viajaram no mesmo voo para São Paulo, no início da tarde, onde as articulações prosseguem.

Ao longo desta semana, Tebet chegou a ser ventilada para comandar o Ministério do Planejamento, mas, apesar de a sugestão agradar a líderes do MDB, a parlamentar não teria aceitado a proposta.

Lula, no entanto, garantiu, nessa quinta-feira (22/12), ao presidente do MDB, Baleia Rossi, e aos senadores Renan Calheiros e Eduardo Braga, que Simone Tebet será ministra em sua gestão. “Simone será ministra no meu governo”, disse Lula, segundo informou a coluna do Paulo Cappelli, do Metrópoles.

Marina também participou de reunião com Lula na manhã desta sexta. O encontro durou cerca de uma hora. De acordo com interlocutores, Lula teria oferecido a Marina o posto de Autoridade do Clima na pasta do Meio Ambiente.

Tanto Simone Tebet quanto Marina Silva deixaram o hotel sem conversar com a imprensa – assim como o presidente eleito – e com seus destinos incertos. Lula vai passar o feriado de Natal em São Paulo. De acordo com a equipe do petista, ele retornará a Brasília na próxima segunda-feira (26/12), pela manhã. Será uma semana de novos anúncios de ministros, como prometeu o petista nessa quinta, ao apresentar 16 futuros auxiliares.

Após uma manhã repleta de reuniões no hotel em que está hospedado em Brasília, o presidente eleito, Lu

Receba mensagem no WhatsApp