Manaus

Preso suspeito de matar a mãe e jogar corpo em terreno no bairro Flores, em Manaus

Homem é preso suspeito de matar a mãe e jogar corpo em terreno no bairro Flores, em Manaus

Foto: Elias Fonseca / Imediato

A cena não é comum e causou revolta. Imagens de uma câmera  mostram o momento que um homem transportava um corpo em um carrinho de mão. Segundo a Polícia Civil do Amazonas, o filho levava o corpo de sua mãe. Era a idosa Cleia Auzier dos Santos, de 65 anos, , enrolada em uma rede, encontrada morta, com sinais de agressão física, em uma área de mata na tarde de sexta-feira (25), no bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus em uma área na comunidade Mundo Novo/Flores. A mulher estava desaparecida desde a última terça-feira (22

Para o delegado da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), Fábio Silva, não resta dúvidas de que o homem foi autor do crime. O filho da vítima foi preso como principal suspeito do crime.

“Quando as pessoas entraram na mata para verificar o que ele jogara lá, era o corpo da mãe. Então a gente não tem dúvida nenhuma que ele foi o autor da morte da própria mãe”, afirmou o delegado Fábio Silva.

O delegado ainda contou o homem era usuário de drogas e que isso, pode ter motivado o crime. A vítima tinha um restaurante e todas às vezes que o filho pedia dinheiro e que não lhe dava,aconteciam brigas e ameaças.

Após o corpo ter sido encontrado, vizinhos foram até a casa onde o suspeito estava e o espancaram.

Devido às agressões, ele foi para um hospital e após atendimento, encaminhado para DEHS. Ele passará por audiência de custódia na tarde deste sábado (26).

Detran Amazonas retifica informação sobre prazo para renovação de CNH no estado

Detran-AM retifica informação sobre prazo para renovação de CNH no estado.(Foto: Divulgação/Detran-AM)

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) informa que, diferente do divulgado em matéria anterior, nenhuma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida neste ano terá prazo de renovação estendido até 2023.

A informação foi divulgada erroneamente na matéria intitulada “Prazo para renovar CNH vencidas em janeiro e fevereiro deste ano termina na quarta-feira (30/11), alerta Detran-AM”, que traz uma leitura incorreta da Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que estabeleceu os prazos de renovação para cada estado.

O Amazonas não foi contemplado pelo CONTRAN com a prorrogação dos prazos para CNH vencidas em 2022. Somente documentos vencidos no ano passado poderão ser renovados até dezembro deste ano.

O órgão de trânsito lamenta qualquer transtorno causado e informa que o prazo que se encerra na quarta-feira (30/11) é para a renovação das CNH vencidas em novembro de 2021. Em dezembro, para as vencidas em dezembro do ano passado.

Governador do Espírito Santo diz que apoia o Pará como sede da COP

Renato Casagrande e o governador paraense Helder Barbalho (MDB) participaram do Fórum Esfera Brasil, em São Paulo, nesta sexta-feira (25)

Renato Casagrande (PSB), governador do Espírito Santo, afirmou na noite desta sexta-feira (25) que apoia articulação do governador Helder Barbalho (MDB) para o Pará sediar uma edição da COP, Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU).

“O Pará tem o meu voto”, disse Casagrande durante o evento Fórum Esfera Brasil, realizado em São Paulo.

Renato Casagrande,governador (ES) apóia o Pará para COP-30 no Fórum Esfera(Foto reprodução)

“Já estou aqui me inscrevendo para participar lá no Pará. Tive a oportunidade de participar [da COP] no ano passado em Glasgow e neste ano no Egito. É um debate importante, e o Helder faz um bom trabalho no Consórcio dos Governadores da Amazônia”, afirmou o governador.

Helder Barbalho também participou do encontro.

“Todos participantes deste evento, de forma direta ou indireta, dialogam com a nossa região, agenda climática e pauta do meio ambiente. O Brasil precisa ter essa dimensão. Chegou o momento e, mesmo que tardiamente, nós fazemos um chamamento nacional para discursão das mudanças climáticas e meio ambiente. Precisamos construir uma solução para esse país”, disse o governador paraense.

Durante a COP27, no Egito, Barbalho pediu ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que articulasse junto a ONU a realização de uma edição da COP na região amazônica do Brasil. Pará e Amazonas são os estados que despontam na disputa.

Zona Franca aposta em kombucha e açaí para interiorizar benefícios

Balsa fábrica de açaí da Bertolini Amazon Treasure, que navega pelos rios da Amazônia. Uma estrutura de 2 mil m² que utiliza uma série de painéis solares – Divulgação

No início do próximo ano, 26 trabalhadores vão embarcar em uma balsa-fábrica de açaí rumo ao interior da Amazônia.

A iniciativa visa explorar potencialidades locais e levar os incentivos da Zona Franca de Manaus para outras partes da região.

Em uma viagem de até dois meses e meio, a Bertolini Amazon Treasure prevê contratar mais 20 trabalhadores temporários em cada parada. Em um ano de operação, deve desembolsar R$ 9 milhões na compra de frutos colhidos por comunidades distantes do grande polo industrial criado há mais de 50 anos.

Também no início de 2023, a Moto Honda, empresa que está há 46 anos na região, vai concluir um novo ciclo de investimento, de R$ 500 milhões, para modernização e ampliação da planta que produz mais de 5.000 motocicletas por dia.

Para a fábrica de açaí que segue rumo ao interior, os rios da Amazônia são o único caminho para chegar à matéria-prima. Para a montadora japonesa, a navegação em balsas a oeste é a única forma de escoar a produção de quase 1 milhão de motos por ano.

Para aqueles que estão na região, a Zona Franca representa um modelo de desenvolvimento econômico de sucesso, que contribuiu para garantir a integralidade do território nacional e a conservação da floresta —apesar dos custos e das dificuldades logísticas. Há inúmeros estudos sobre o tema, capazes de confirmar ou contestar a tese.A reportagem é da Folha de São Paulo  -https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/11/zona-franca-aposta-em-kombucha-e-acai-para-interiorizar-beneficios.shtml

Chico Buarque recorre de decisão da Justiça que questiona autoria de ‘Roda viva’

A decisão inusitada coloca em dúvida se “Roda Viva” é mesmo do cantor em processo que move por uso indevido da canção. – Foto: Francisco Proner / Divulgação

A decisão inusitada coloca em dúvida se “Roda Viva” é mesmo do cantor em processo que move por uso indevido da canção. Especialista considera despacho “esdrúxulo”

Uma juíza indeferiu um pedido do cantor Chico Buarque, que processa o deputado federal Eduardo Bolsonaro por usar a música Roda Viva em uma postagem na internet.

Monica Ribeiro Teixeira, do 6º Juizado Especial Cível da Comarca da Capital Lagoa, afirmou em sua decisão que falta comprovação de que a música é mesmo de Chico Buarque, segundo a coluna do jornalista Ancelmo Gois, do jornal O Globo.

No post publicado pelo filho do presidente Jair Bolsonaro, Eduardo exibe imagens de bolsonaristas processados por atos antidemocráticos. A legenda que aparece com a música de fundo é “Brasil está sob censura”.

Roda Viva, lançada em 1968, é uma das canções mais regravadas de Chico Buarque. Seu advogado, João Tancredo, vai recorrer da decisão.

Para o advogado João Tancredo, responsável pela defesa de Chico Buarque, a decisão da juíza consta com “importantes omissões e obscuridades”. Segundo ele, há documentos nos autos hábeis a fazer a comprovação de autoria da música.

FRASES DA SEMANA

A atriz Maria Fernanda Cândido em retrato feito pelo fotógrafo Jairo Goldflus Jairo Goldflus/Divulgação

‘Foi uma alegria difícil, mas chama-se alegria’, diz Maria Fernanda Cândido

A atriz resumiu na frase acima, escrita por Clarice Lispector, a emoção de ter estreado na terça (22), em um teatro em Paris, o primeiro monólogo de sua carreira, em francês, interpretando a escritora brasileira nascida na Ucrânia

Pintura: Richarlison garante vitória do Brasil contra a Sérvia na estreia da Copa do Mundo do Catar (Imagem: CBF/ Lucas Fig)

“Há algumas semanas, eu estava chorando, na dúvida ainda de vir [para a Copa].

Então, eu acho que valeu todo o esforço da minha recuperação. Deus viu meu esforço, viu o tanto de vontade que eu estava de vir para a Copa do Mundo”. (Richarlison, o camisa 9 do Brasil)

Geraldo Alckmin (PSB), no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em Brasília-Imagem: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

”Não há hipótese de haver irresponsabilidade fiscal no novo governo”. Lula é experiente. Foram oito anos presidente da república. A dívida sobre o PIB era quase 60%. Quando ele saiu era 40%. […]

O que não pode é ter uma visão de que, se gastar com os mais necessitados, vai desequilibrar as finanças”

Receba mensagem no WhatsApp