Manaus

Operação Energia Segura do Ipem-AM fiscaliza fios e cabos de baixa tensão

Cabos de energia estão entre os materiais elétricos mais utilizados em comércios e residência

O governo do Amazonas, acaba de realizar a operação Energia Segura por meio do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM), durante a semana (07 a 11/11). O objetivo foi verificar a qualidade e segurança de fios e cabos de baixa tensão que são comercializados em nossa região.

Ao todo, 1.314 peças de fios e cabos de baixa tensão foram fiscalizadas, sendo 17 amostras com 7 marcas de tamanhos e dimensões variadas. Dentre as marcas fiscalizadas, a Cabos da Amazônia, foi inspecionada e aprovada na fabricação de cabos,coforme documentação expedida pelo Intituto de Pesos e Medidas do Amazonas. Contatado pelo reportagem, José Raimundo Ferreira do Vale, proprietário da Cabos da Amazônia,diz que esse tipo de ação por parte do governo é muito importante, porque assegura ao consumidor local a segurança na hora de comprar um produto regional. “Nós estamos há mais de 30 anos no mercado e nossa fábrica oferece um produto de qualidade, emprega moderna tecnologia e se utiliza mão de obra regional qualificada, e isso vem fortalecer a ação do empreendedorismo local”.

Para o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, todos os produtos coletados passaram por ensaios de resistência, onde algumas marcas foram reprovadas no laboratório do Ipem-AM, por não atender às normas de qualidade e segurança para ser comercializado, além de oferecer um risco em potencial à população, como aquecimento na rede elétrica, curto circuito e possível incêndio”, declarou o presidente do Ipem no Amazonas.

De acordo com o diretor técnico do Ipem, Itamar de Souto, é importante que o consumidor fique atento ao comprar fios e cabos, verificando algumas informações obrigatórias que devem conter no produto.

“Quando compramos um fio com pouco cobre na sua fabricação, ele se torna mais resistente à energia, com isso, eleva a temperatura, podendo ocasionar incêndios. Então, é muito importante que ao adquirir um produto, o consumidor procure os produtos etiquetados com as informações obrigatórias do selo do Inmetro”, explicou.

Além das informações do CNPJ, é importante avaliar o selo do Inmetro, número de registro, dimensões, data de fabricação, peso do produto, ou até mesmo a consulta do registro da marca para saber se está ativo, no site do Inmetro: http://registro.inmetro.gov.br/consulta/.

Receba mensagem no WhatsApp