Nas Entrelinhas

Bebê com cordão umbilical é encontrada abandonada em caixa, em Manaus

Recém-nascida foi socorrida por uma equipe da Polícia Militar.

Caso ocorreu no bairro Alvorada, em Manaus. — Foto: Divulgação

Uma bebê recém-nascida, ainda com o cordão umbilical, foi resgatada com vida dentro de uma caixa de sapato, na segunda-feira (29). O caso ocorreu no Alvorada, Zona Centro-Oeste de Manaus.

De acordo com as autoridades, moradores da região teriam visto um homem entrando no Beco Fernando Sabino, carregando uma caixa, e saindo do local rapidamente.

Na ocasião, uma equipe da 10º Companhia Interativa Comunitária (Cicom) foi acionada, e realizou o resgate da bebê.

A criança foi encaminhada para a Maternidade do Alvorada, onde recebe atendimento médico. O caso será investigado pela Polícia Civil, e acompanhado pelo Conselho Tutelar.

Prefeitura de Manaus reajusta taxa de iluminação pública em mais de 3% para 2023

Reajuste passa a valer em 2023, segundo decisão publicada no Diário Oficial do Município(Reprodução TV Globo)

O custo pago por consumidores de Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), em Manaus, foi reajustado pela Prefeitura em 3,87%, segundo a decisão publicada no Diário Oficial do Município, na segunda-feira (28). De acordo com o documento, o reajuste passa a valer a partir do ano que vem.

Para o reajuste, Prefeitura de Manaus leva em consideração o resultado do Reajuste Tarifário Anual de 2022, as Tarifas de Energia (TE) e as Tarifas de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) referentes à Amazonas Energia.

Foram, ainda, consideradas para o reajuste a variação média de 3,8737% da TUSD, TE e outras tarifas do segmento, em relação aos valores homologados do resultado do Reajuste Tarifário Anual de 2021 da Agência Nacional de energia elétrica — ANEEL

Tabela dos valores do Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip) para 2023, em Manaus. — Foto: Reprodução/Diário Oficial do Município

A Câmara Municipal alterou a forma de cobrança da taxa de iluminação pública.Em outubro de 2021, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou o Projeto de Lei que alterou a forma de cobrança da taxa de iluminação pública e deixou a conta mais cara a partir deste ano para algumas faixas de consumo.

Antes da alteração, a taxa chamada Cosip era ajustada pela Unidade Fiscal do Município (UFM), mas passou a variar conforme o aumento na conta de luz, após a aprovação do Projeto de Lei.

A justificativa da prefeitura é que da forma como estava a cobrança, não seria possível continuar os investimentos na expansão da iluminação pública nas áreas urbana e rural.

Com g1

Detran-AM,abre curso de capacitação para monitor de transporte escolar

As inscrições estão abertas e aulas serão ministradas nos dias 12 e 13 de dezembro(Foto: Arquivo/Detran-AM)

As inscrições para o curso de capacitação de monitor de transporte escolar oferecido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) estão abertas até o dia 7 de dezembro ou enquanto houver vagas. Os interessados devem se inscrever das 8h30 às 13h30 no guichê 9 do Protocolo Administrativo do Detran-AM, localizado na avenida Mário Ipiranga Monteiro, bairro Parque 10 de Novembro.

Serão disponibilizadas 100 vagas, e as inscrições serão realizadas mediante a doação de dois pacotes de fraldas infantis descartáveis, nos tamanhos M ou G. O material arrecadado será encaminhado para o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), que o destinará para instituições carentes.

As aulas serão ministradas nos dias 12 e 13 de dezembro, no auditório do Detran-AM, das 8h às 18h, com intervalo para almoço. O curso tem como tema “Segurança a caminho da escola” e conta com três módulos: a importância do comportamento seguro no transporte escolar, regulamentação do transporte escolar e do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e atribuições do monitor.

Para se inscrever os interessados deverão ser maiores de 18 anos, apresentar a versão original e cópia do documento de identidade com foto, do Cadastro de Pessoa Física (CPF), do certificado de conclusão do Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano) ou declaração escolar, caso ainda estejam cursando.

Além disso, os interessados deverão apresentar o atestado de antecedentes criminais com validação da Policia Federal, emitido pelo site do órgão federal (www.pf.gov.br). O documento deve ser impresso com o verso da folha.

Segurança do Amazonas passa a contar com aeronave de asa fixa para operações aéreas

Aeronave vai auxiliar nas operações da SSP-AM deflagradas na capital e no interior-(Foto: Tarcísio Heden/SSP-AM)

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) recebeu, na manhã desta terça-feira (29/11), uma aeronave de asa fixa doada pela Justiça Federal. O avião será utilizado pelo Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA) da SSP-AM, para auxiliar nas operações deflagradas pelo órgão.

A aeronave modelo P28B tem capacidade para quatro pessoas e mais de cinco horas de autonomia de voo. De acordo com o secretário executivo de Segurança Pública, coronel PM Anézio Paiva, o início da operacionalização com esta aeronave é um marco na Segurança Pública do Estado.

O avião modelo P28B foi apreendido em uma operação da Força Aérea Brasileira (FAB) em conjunto com a Polícia Federal (PF), com 500 quilos de entorpecentes no Estado do Mato Grosso (MT). Após a apreensão, a aeronave foi colocada à disposição dos estados para atuar em favor do combate ao tráfico de drogas e, após solicitação, foi cedida para a SSP-AM.

De acordo com o delegado Rafael Montenegro, chefe do DIOA, a nova aeronave vai dar mais amplitude às operações do Departamento

Senado confirma aumento da margem do crédito consignado para servidores públicos federais

O relator de Medida Provisória foi o senador Plínio Valério do Amazonas(Jefferson Rudy/Agência Senado)

Os senadores aprovaram no Plenário o projeto de lei de conversão da Medida Provisória (MP) 1.132/2022, que aumenta para 45% a margem do crédito consignado para servidores públicos federais. O relator foi o senador Plínio Valério (PSDB-AM). O PLV 28/2022 segue para sanção

— Um aumento moderado da margem para obter recursos na linha de crédito consignado é vantajoso por ser a opção que representa menores riscos para as instituições financeiras e que menos onera os devedores. Essas baixas taxas de juros decorrem da baixa probabilidade de inadimplência do crédito consignado — afirmou Plínio Valério.

Publicado no início de agosto, o texto original editado pelo Executivo aumentou para 40% da margem do crédito, o que foi ampliado pela Câmara dos Deputados e confirmado pelos senadores. Dos 45% de margem, 5% ficarão reservados exclusivamente para amortização de despesas ou saques de cartão de crédito e outros 5% para o cartão consignado.

Antes, o limite era de 35%, sendo 30% para empréstimos com desconto em folha e 5% para o cartão de crédito. O empréstimo consignado é descontado automaticamente no contracheque.

Fica proibida a abertura de novas consignações quando a soma dos descontos e das consignações alcançar ou exceder o limite de 70% da base do consignado.

Com Agência Senado

Receba mensagem no WhatsApp