Nas Entrelinhas

O primeiro round na Band: Amazonino, líder das pesquisas foi. Wilson Lima faltou. Eduardo, Ricardo Nicolau, Carol Braz, Henrique e Israel Tuyuca estiveram presentes

Da esquerda para a direita: Henrique Oliveira, Eduardo Braga, Amazonino Mendes, o apresentador Neto Cavalcante, Carol Braz, Israel Tuyuka e Ricardo Nicolau. — Foto: Divulgação/Band Amazonas

O primeiro debate da disputa estadual realizado pela TV Bandeirantes foi realizado ontem à noite 07/08/2022 em Manaus. Seis candidatos estiveram presentes emissora no Aleixo: Amazonino Mendes (Cidadania), Carol BrazPDT), Eduardo Braga (MDB), Henrique Oliveira (Podemos), Israel Tuyuka (PSOL), Ricardo Nicolau (Solidariedade). Wilson Lima (União Brasil) não compareceu.

O mediador do debate, Neto Cavalcante, jornalista de Manaus, editor-chefe da Band Amazonas divulgou a nota, em que o candidato do União Brasil, Wilson Lima afirmou que não pôde comparecer devido à compromissos em Tabatinga.

Sem muita novidade, durante 2h30m, os candidatos começaram respondendo a perguntas sobre temas como segurança, saúde, indígenas e direito das mulheres

Amazonino Mendes aproveitou as considerações para elogiar o oponente Israel Tuyuka e a sua defesa a luta dos povos indígenas. Além disso, ainda destacou que o candidato do PSOL fez parte da Universidade do Amazonas (UEA), criada em um dos seus governos

Já Eduardo Braga destacou a instalação do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), programa de construção de casas populares, durante a sua gestão como governador e apontou que o crescimento do Amazonas só acontecerá se houver mudança.

Ricardo Nicolau criticou os últimos governos que, de acordo com ele, não apresentaram bons resultados. O candidato finalizou citando falta de oportunidades de emprego para a população. “O Amazonas ainda é aquele estado que não dá oportunidade aos jovens e ao cidadão a ter o seu emprego.

Henrique Oliveira apontou em seu discurso que ajudou o candidato Amazonino Mendes e Eduardo Braga a se tornarem prefeito de Manaus e governado do Amazonas, respectivamente, e agora, busca pela sua chance de se eleger.

Carol Braz começou sua participação afirmando estar indignada com a política e que a solução não é a eleição de antigos políticos. “Eu venho da justiça, estou indignada com a política. E acredito que precisamos colocar pessoas sérias, honestas e trabalhadoras. Eu já fui juíza, policial, sou defensora pública, tenho 20 anos de trabalho e experiência fazendo o que é certo e defendendo o que é justo.

Israel Tuyuka finalizou o debate, destacando as suas origens indígenas e a importância dos estudos. Ao fim das considerações, ele apontou que irá no caminho da conversa e da escuta entre as classes. “Imaginem um cara que veio do mato, de uma aldeia, e quis estudar. Eu quis estudar e quero que os filhos de vocês também alcancem grandes lugares, conquistem grandes espaços.

Receba mensagem no WhatsApp