Nas Entrelinhas

Pesquisas apontam que Amazonino lidera,mas Wilson Lima “chega junto”

Pesquisa ICEPAM (Instituto de Consultoria em Ensino e Pesquisas do Amazonas, divulgada nesta sexta-feira 03/06, aponta para cargo majoritário do Amazonas, o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania), liderando a pesquisa com 29,5%, o atual governador, Wilson Lima (União Brasil), tem 26,1% da intenção de votos dos eleitores, com diferença de 3,4%.

 O senador Eduardo Braga (MDB) aparece com 17,3%, seguido do deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) com 4,9%; a defensora Pública, Carol Braz (PDT) com 3,4%; e o ex-deputado federal Henrique Oliveira (Podemos), com 2,6%.

A pesquisa foi feita com 1.928 pessoas, em Manaus e em mais sete municípios do Amazonas, sendo eles: Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Coari, Tefé, Iranduba e Rio Preto da Eva, entre os dias 26 de maio e 1º de junho, e tem margem de erro de 2,23%, com intervalo de confiança de 95%.

A mesma mostrou, ainda, que 10,9% não vota em nenhum dos nomes citados ou preferem votar nulo ou branco. Outros 5,3% não souberam responder. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o Nº AM-08346/2022.

Na terça-feira, 31/05, a Perspectiva, Mercado e Opinião mostrou o governador Wilson Lima (União Brasil) ganhando força e ultrapassando o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania). Os dados são da pesquisa espontânea e que apontam o atual chefe do Executivo do Estado com 13,1% das citações, enquanto o adversário surge com 12,2% da preferência do eleitorado.

Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos postulantes são apresentados, o instituto Perspectiva aponta que Amazonino continua liderando, mas   Wilson Lima cresceu com relação aos números anteriores. Agora, Amazonino tem 29,4% e o atual chefe do Executivo tem 26,3% Respectivamente, nos dados divulgado em 8 de março, eles tinham 22,5% e 33,4%.

Eduardo Braga (MDB) surge em terceiro: antes, ele tinha 6,7% das intenções de voto, e, agora, o senador aparece com 6,8%. Já o deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) aparece com 5,8%, ante os 6,3% registrados anteriormente.

Os dados da Perspectiva, Mercado e Opinião foram coletados entre os dias 18 a 25 de maio deste ano. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob o número AM-03435/2022. A análise foi realizada em Manaus e em outros 25 municípios do Amazonas, com 3 mil pessoas entrevistadas.

Receba mensagem no WhatsApp