Nas Entrelinhas

Cresce a violência contra mulheres no Amazonas

Delegada Débora Mafra, da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher de Manaus(Foto:Alailson Santos/PC-AM



Cresce a violência contra mulheres no Amazonas – Amazonas registra crescimento de crimes de violência doméstica contra mulheres no ano passado, com uma alta de 34%.

Foram registradas 25.132 ocorrências, seis mil casos a mais que em 2019 “Foi um crescimento generalizado no Brasil e isso se explica pela pandemia”, afirmou a delegada Débora Mafra, responsável pela Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher da zona sul de Manaus.

Em todo o Amazonas, as delegacias de Polícia Civil receberam 756 ocorrências de violência doméstica contra mulheres no âmbito da Lei Maria da Penha.

Já agosto teve a maior formalização por meio de Boletins de Ocorrência no ano, ultrapassando 2,6 mil registros.


Os casos de feminicídio também cresceram ano passado.

Em todo o estado, foram registradas 16 ocorrências dessa modalidade de homicídio qualificado, contra nove casos de 2019.

Além de Manaus, que teve 13 mulheres vítimas de feminicídio, houve casos confirmados nos municípios de Nova Olinda do Norte, Careiro e Manacapuru.


Congresso pode assumir combate a Covid-19 – Pazuello agora pede ajuda, e Congresso é pressionado a assumir combate a Covid-19 diante de omissão de Bolsonaro

O plano é que o grupo criado com governadores na semana passada concentre as principais ações do país contra o avanço do vírus

A notícia publicada hoje na Folha de São Paulo, na Coluna Painel informa que em meio à omissão, ineficiência e negacionismo de Jair Bolsonaro em um ano de pandemia, articula-se em Brasília um arranjo para colocar a cúpula do Congresso no comando do combate à crise da Covid-19, com o respaldo de governadores e até a participação do próprio ministro da Saúde.

Após dez meses de submissão à cartilha bolsonarista e agora sob investigação, Eduardo Pazuello tem sinalizado com pedido de ajuda a gestores.

Segundo a coluna Painel, editada por Camila Mattoso, a costura tem sido feita nos bastidores e com cuidado para não provocar  ira do presidente

Governo baixa a guarda e afrouxa funcionamento do comércio-Passa a vigorar a partir de hoje, segunda-feira de 8 a 21 de março novo decreto do governo do Amazonas com a restrição de circulação de pessoas que passará a ser das 21h às 6h.
Entre as principais alterações, está a autorização para o funcionamento de salões de beleza e marinas, em horário reduzido, e do transporte intermunicipal de passageiros, limitado a 50% da capacidade e condicionado à autorização prévia.

Receba mensagem no WhatsApp