Brasil

Para o ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão “Só o que funcionaria seria afastar o presidente”

José Gomes Temporão, quando era ministro da Saúde

Em entrevista hoje em o Globo o ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão mostrou-se preocupado com a situação que o Brasil atravessa com a pandemia –  As pessoas não estão se protegendo, o distanciamento caiu drasticamente, novas cepas surgiram, as pessoas não usam máscara e se aglomeram, autoridades se omitem. A capacidade de atendimento é limitada, e se o profissional não é experiente a taxa de letalidade aumenta. Então tem que ir à raiz do problema, a circulação do vírus. Como resolve? Fechando tudo, por três semanas. Restringir horários não adianta. Todas as medidas têm que ser cumpridas: lockdown, máscara, higiene das mãos e vacinação, ampliar drasticamente o ritmo.

Na avaliação de Temporão é assim –  Tudo teria que vir acompanhado de uma campanha de comunicação, porque as pessoas estão perdidas. A conduta do presidente é permanente, ele tem um projeto, não se trata de omissão, ele está executando um enfrentamento da doença que levou a 250 mil mortes, e o ministro participa por omissão. As próximas semanas serão terríveis. Vai ter que vacinar todo mundo, chegar a 80% da população brasileira. São necessárias 352 milhões de doses de vacina. O cenário é o pior possível, não vamos dispor disso em prazo curto.

Temporão enfatizou ainda – Politicamente é pouco provável que a ideia prospere. O que realmente funcionaria seria o afastamento do presidente e a instituição de um governo de salvação nacional.

Temporão defende – A Anvisa tem que ser respeitada, mas a decisão do Supremo de que governos e municípios possam adquirir vacinas, se for feita de forma articulada, poderia funcionar.

A entrevista foi extraída da reportagem publicada em Globo hoje (27/02) em que os ex-ministros Serra,Temporão, Padilha e Mandetta reivindicam campanha transparente de conscientização e agilidade na aplicação de vacinas

https://oglobo.globo.com/sociedade/ex-ministros-da-saude-recomendam-lockdown-para-evitar-colapso-do-pais-diante-da-nova-escalada-da-covid-19-24902202

Receba mensagem no WhatsApp