Manaus

Variante da Covid-19 é encontrada no Japão em pacientes que estiveram no Amazonas

Mutação do vírus foi descoberta no Reino Unido em 8 de dezembro Foto: National Institutes of Health/AFP / National Institutes of Health/AFP

Autoridades de saúde do Japão encontraram uma nova variante da Covid-19 em quatro viajantes que estiveram no Brasil e voltaram para o país asiático em 2 de janeiro.

Os quatro infectados seriam um homem com cerca de 40 anos que chegou ao Japão sem sintomas, mas que, posteriormente, foi internado com dificuldades para respirar;

Uma mulher com cerca de 30 anos, com dor de garganta e dor de cabeça;

Um jovem de idade entre 10 e 19 anos, com febre;

Uma jovem também com idade entre 10 e 19 anos, assintomática.

De acordo com o Ministério da Saúde do Japão, os quatro infectados estiveram no Amazonas, mas não há detalhes sobre as cidades por onde eles passaram. Os pacientes apresentaram uma variante semelhante às que  se  espalharam  rapidamente no Reino Unido e na África do Sul e que preocupam pela maior capacidade de contágio.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas afirmou neste domingo (10/01) que não recebeu nenhuma notificação sobre os quatros casos da variante e disse que “está apurando junto ao Consulado do Japão sobre essa divulgação que foi anunciada para imprensa e não para as autoridades de saúde do Amazonas e do país”.

Receba mensagem no WhatsApp