Manaus

Procurador -geral da República pede investigação do governador do Amazonas e do prefeito de Manaus

Procurador-geral da República Augusto Aras/Agência Brasil

Por conta do colapso na rede pública de saúde do Amazonas, o procurador-geral da República, Augusto Aras, determinou  neste sábado (16/01) abertura de inquérito no Superior Tribunal de Justiça(STJ) para apurar eventual omissão do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e da prefeitura de Manaus, comandada pelo prefeito David Almeida (Avante).

O motivo é a crise que levou ao colapso do sistema de saúde especialmente no que diz respeito ao fornecimento de oxigênio para pacientes com covid-19 na rede pública de Manaus.

Aras levou em consideração o entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal) de que cabe à União, aos estados e aos municípios atuarem em conjunto no combate à pandemia.

Apesar disso, o procurador-geral da República não vai investigar o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido)

Aras também solicitou ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informações sobre as medidas de competência da pasta.

A informação foi divulgada pela PGR em nota. Não foi explicado se o STJ já aceitou ou não o pedido de inquérito, mas a praxe é aceitar as solicitações feitas pela PGR. De acordo com a nota, Augusto Aras também conversou com o presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), Fabiano Dallazen, e pediu que ele solicite a todos os procuradores-gerais de Justiça que adotem medidas junto aos governantes

Mais informações acesse o link

http://www.mpf.mp.br/pgr/noticias-pgr/pgr-determina-apuracao-sobre-atuacao-de-autoridades-do-amazonas-no-combate-a-covid-e-pede-informacoes-ao-ministerio-da-saude

Receba mensagem no WhatsApp