Manaus

Força-tarefa para garantir estoques de oxigênio na rede estadual de saúde do Amazonas

Governador Wilson Lima/Foto: Diego Peres/Secom

O governo do Estado montou uma força-tarefa para ampliar o abastecimento de oxigênio na rede estadual de saúde. Entre as medidas, está o apoio das Forças Armadas no transporte do insumo de outros estados para o Amazonas, além da preparação de um chamamento público para implantação de miniusinas de oxigênio.

Ainda neste domingo, está sendo aguardada uma remessa de isotanques com 30 mil metros cúbicos de oxigênio da empresa White Martins vindos de São Paulo em avião da FAB. A carga tinha embarque previsto para sair às 16h do aeroporto de Guarulhos e está sendo esperada nas próximas horas.

Outros 150 cilindros embarcaram neste domingo de Brasília e a empresa aguarda uma carga de 50 mil metros cúbicos, que embarcaram em balsa no sábado, de Belém para Manaus.

Na sexta-feira (08/01), o Governo do Amazonas fez a requisição administrativa de oxigênio de uma segunda empresa do ramo. A medida garante o fornecimento de 6.800 metros cúbicos de oxigênio para a rede pública.

“Estamos entrando em uma situação dramática. Por isso, o Estado está mobilizando uma operação junto com o Exército, para trazer cilindros de oxigênio de Guarulhos, em São Paulo, estudando a montagem de miniusinas de oxigênio e também estou pedindo a ajuda dos demais estados para que identifiquem empresas que possam fornecer esse produto ao Amazonas. Nós temos dinheiro em caixa, mas não conseguimos comprar o produto aqui na região”, disse o governador Wilson Lima.

O volume de oxigênio líquido contratado pelo Governo do Amazonas na pandemia, na área da saúde, passou de 176 mil para 850 mil metros cúbicos por mês. Um acréscimo de 382,9%.

Entre sexta-feira (08/01) e este domingo (10/01), 350 cilindros de oxigênio, que equivalem a 24,5 toneladas do produto, desembarcaram de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), em Manaus, vindos de Belém-PA. Duzentos deles chegaram na tarde deste domingo, sendo que uma parte tem como destino o interior.

Com Secom

Receba mensagem no WhatsApp