Manaus inicia pit stop educativo para motociclistas
Em ação do Detran-AM e Abraciclo continua nesta sexta-feira (1º/08) com atividades interativas e de conscientização a motociclistas da capital

O (Detran-AM), em parceria com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), iniciou nesta quinta-feira (31/07) mais uma edição do pit stop educativo, desta vez, em comemoração à Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas. A ação continua nesta sexta-feira (1º/08), das 8h às 16h, no Sambódromo.
A iniciativa busca conscientizar motociclistas da capital sobre a pilotagem defensiva e a responsabilidade no trânsito. Entre as atividades disponíveis estão distribuição de kits, panfletos informativos, materiais educativos, exposição de equipamentos de trânsito, atividades lúdicas de educação, orientações sobre primeiros-socorros em casos de acidentes, orientações de saúde, aferição de glicemia e pressão, entre outros.
Além disso, a equipe de Educação para o Trânsito do Detran-AM apresenta aos motociclistas participantes os óculos simuladores de embriaguez e uso de entorpecentes, bem como faz a entrega de revistas informativas. A equipe de Fiscalização apresenta também equipamentos como teste rápido de alcoolemia e etilômetro.
Durante as atividades interativas, o motociclista Antônio Nascimento, 49, foi um dos que utilizaram os óculos simuladores de embriaguez e uso de entorpecentes, compreendendo o perigo das substâncias ao conduzir o veículo.
“Vou dar um conselho: quem usa entorpecente, não dirija. Porque a sensação que a gente tem em usar os óculos é horrível. A questão do entorpecente, que é o primeiro óculo, não é muito agradável e o segundo óculos piorou. Ou seja, o conselho é: usou algum tipo de droga ou entorpecente ou bebida alcoólica, não dirija! É melhor pedir um veículo por aplicativo, e é mais seguro do que colocar a vida do próximo em risco”, relata Antônio.
O pit stop conta, ainda, com apoio do Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Amazonas (BPTran), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), órgão ligado à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).