Últimas Notícias

Garantido abre terceira noite do Festival de Parintins 2024 valorizando saberes ancestrais

Caprichoso fecha a última noite e surge do céu em lenda ‘Do Cataclisma Macurap ao Reflorestar da Vida’ no Festival de Parintins 2024

GARANTIDO

Garantido abriu a terceira noite do Festival de Parintins 2024, no domingo (30), valorizando saberes ancestrais, como parte do projeto “Segredos do Coração”. O bumbá da nação encarnada foi o primeiro a se apresentar no último dia da 57ª edição do Festival Folclórico.

Inspirado no escritor indígena Ailton Krenak, quando diz que “O futuro é ancestral”, o boi-bumbá Garantido levou como narrativa os olhos para o futuro e o respeito e reconhecimento dos saberes dos povos ancestrais.

Um dos grandes momentos da noite foi o Ritual Indígena – item 4, que é avaliado pela recriação de ritos dos povos amazônicos -, que apresentou o rito “Jeroki Kaiowá”, do povo Guarani dos Kaiowá, renovando o exemplo de esperança, mesmo com o território do seu povo invadido por fazendas, desmatado e com rios destruídos.

CAPRICHOSO

Caprichoso surgiu dos céus para iniciar a sua apresentação na última noite do Festival Folclórico de Parintins 2024, neste domingo (30). A primeira alegoria do touro negro representa a lenda amazônica “Do Cataclisma Macurap ao Reflorestar da Vida”.

Logo após descer do alto, o bumbá da nação azul e branca começou sua evolução na arena. O boi de pano ficou junto de outros três itens oficiais da disputa, o apresentador Edmundo Oran, o levantador de toadas Patrick Araújo e o amo Prince do Caprichoso.

A galera, que é a torcida dos bumbás, pôde prestigiar o início do espetáculo ao som da toada “Sentimento Caprichoso”.

O Festival

A histórica disputa a céu aberto entre o Boi Caprichoso (azul) e Boi Garantido (vermelho) acontece há 57 edições dentro da arena do Bumbódromo, situado em Parintins, conhecida como “Ilha da Magia”, que fica a 369 km de Manaus.

Durante o Festival, a ilha com pouco mais de 120 mil habitantes, chega a receber essa mesma quantidade de turistas, segundo os órgãos do estado.

Considerado Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Festival de Parintins é realizado sempre no último fim de semana do mês de junho. Este ano, a edição acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho.

Com informações G1 Amazonas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp