Suframa

Semana de capacitação leva servidores de unidades regionais da Suframa à Fundação Paulo Feitoza

Criada a partir de um projeto social de informática básica, que já capacitou mais de 23 mil alunos e considerada uma das principais referências em automação na região, a FPFtech já operacionalizou mais de R$ 1 bilhão em projetos de PD&I, sendo 95% com recursos da Lei de Informática

Fotos: Divulgação/Suframa e Divulgação/FPFtech

Um grupo de funcionários da Suframa visitou as instalações da Fundação Paulo Feitoza (FPFtech), em Manaus, na tarde desta quinta-feira (27), para conhecer os projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) desenvolvidos pela instituição. A ação fez parte do cronograma de atividades da terceira edição do “Evento de Integração e Capacitação dos Servidores das Regionais 2024”, promovido pela Autarquia durante duas semanas e cujo encerramento ocorre nesta sexta-feira (28), na capital amazonense.

O objetivo é fortalecer a integração regional e aprimorar o conhecimento dos servidores lotados nos estados do Acre, Roraima, Rondônia e Amapá, por meio de palestras, treinamentos sobre temas estratégicos e visitas técnicas.

Criada a partir de um projeto social de informática básica, que já capacitou mais de 23 mil alunos e considerada uma das principais referências em automação na região, a FPFtech já operacionalizou mais de R$ 1 bilhão em projetos de PD&I, sendo 95% com recursos da Lei de Informática.

A fundação privada e sem fins lucrativos, também é uma das mais antigas instituições a possuir cadastro na Suframa, além de ser considerada como um dos maiores players do ecossistema da região.

O centro tecnológico, educacional e de PD&I atua desde 1998 na formação de pessoas, pesquisa e desenvolvimento de projetos inovadores em software – com destaque para a indústria 4.0 – e hardware. Somente na área de formação, a instituição oferece graduação em 35 cursos técnicos.

A presença dos servidores no instituto foi coordenada pelo técnico da Superintendência-adjunta de Operações, Ricardo Silva, que representou o superintendente da Suframa, em exercício, Luiz Frederico Aguiar. O grupo foi recebido pelo diretor de Negócios da FPFtech, Armando Valle, e o gerente de Negócios, Alysson Rodrigues que ressaltou a importância da ação para a fundação e a própria Suframa.

“Temos um grande orgulho de poder compartilhar o trabalho que a Fundação Paulo Feitoza vem fazendo ao longo desses 25 anos, principalmente por levar a inovação criada aqui na Região Norte, não só para o restante do Brasil, mas também para outras partes do mundo. Hoje nós criamos soluções inovadoras que não existem em lugar nenhum do mundo. A ação é importante para que eles (servidores da Suframa) conheçam esse trabalho desenvolvido aqui na região, para que, em suas regionais, também possam fomentar esse tipo de inovação”, comentou Alysson Rodrigues.

Inovação que aumentou os conhecimentos em PD&I de Francisca Verlânia, da Coordenação Regional de Vilhena-RO, e que irão ajudá-la no dia a dia em Rondônia.

“Eu acabei de comentar aqui no corredor que é um outro mundo para nós, é outra realidade, uma coisa que a gente nunca imagina que exista, né? E para mim é muito bom, muito importante conhecer essas coisas diferentes, saber de onde vêm. Dá pra levar muita coisa boa para Vilhena, numa integração completa”, frisou ela.

Além de Ricardo Silva e Francisca Verlânia, participaram da visita pela Suframa, os seguintes servidores: Luciano Serafim (Porto Velho), Charles Freitas (Porto Velho), Lourival de Araújo (Guajará-Mirim-RO), Eliel dos Santos Silva (Boa Vista), Cristino Alves Damasceno (Boa Vista), Valdenir Ferreira (Cruzeiro do Sul-AC), Nélia Coutinho de Almeida (Macapá/Santana-AP), Helder Miranda (Macapá/Santana-AP), William Barros (Rio Branco) e Maria Luzia (Vilhena-RO).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp