Últimas Notícias

Anatel começa a implementar infovias em rios do AM para melhorar conectividade na região

Serão mais de dois mil quilômetros de cabos de fibra óptica que já chegaram a Manaus e estão sendo preparados para serem lançados nos rios

A Anatel faz uma apresentação desse projeto, além de fazer uma visita técnica em embarcações que já começaram a receber cabos de fibra óptica para fazer o transbordo pelos rios da região – Imagem:Divulgação

O Programa NORTE CONECTADO tem a finalidade de expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica, por meio da implantação de cabos de fibra óptica subfluvial, visando atender às políticas públicas de telecomunicações, educação, pesquisa, saúde, defesa e do judiciário, e ainda outras políticas públicas que venham a se integrar ao escopo do Programa. Além disso, objetiva-se ampliar o acesso à internet da região, com possibilidade de integração aos países vizinhos que compõem a Pan Amazônia. A implantação será baseada em uma infraestrutura de telecomunicações que interligará, inicialmente, Macapá a Tabatinga, passando por Manaus, com ramificações para Almeirim, Santarém, Alenquer, Breves, Belém, Porto Velho, Boa Vista, Rio Branco, Cruzeiro do Sul, São Gabriel da Cachoeira, Parintins, Guiana Francesa e Peru.

A Amazônia se conecta pela imensidão das águas dos rios que banham seus estados e municípios. No entanto, muitas localidades da região ainda sofrem com a falta ou o pouco acesso a sinais de internet e telefonia.

Com o intuito de amenizar esse cenário, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está implementando três infovias na região amazônica.

Serão mais de dois mil quilômetros de cabos de fibra óptica que já chegaram a Manaus e estão sendo preparados para serem lançados nos rios. Tudo isso, com o intuito de melhorar a conexão de internet nos municípios da região.

Nesta terça-feira, a anatel faz uma apresentação desse projeto, além de fazer uma visita técnica em embarcações que já começaram a receber cabos de fibra óptica para fazer o transbordo pelos rios da região.

As infovias fazem parte do “Norte Conectado”, programa criado para atender às políticas públicas de telecomunicações, educação, pesquisa, saúde, defesa e judiciário, e que permitirá a extensão para outras frentes de conectividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba mensagem no WhatsApp